Reclame, brigue, cuide das calçadas de sua cidade

Leia o texto do cadeirante paulistano Christian Matsuy do Blog Mão na Roda

Notícias
 

Fonte: Blog Mão na Roda  |  Autor: Christian Matsuy  |  Postado em: 03 de julho de 2012

Calçada São Paulo

Calçada com placas pré-fabricadas de concreto

créditos: Divulgação PMSP

 

“A Prefeitura de São Paulo, no início deste ano, colocou em vigor a lei nº 15.442, que triplica o valor da multa para quem não mantém o passeio público em ordem ou livre de obstáculos. A penalidade, que virou motivo de reclamações entre a população paulistana, é de no mínimo R$ 300 por metro linear e o cidadão multado tem até 15 dias de prazo para recorrer a partir da publicação da autuação no Diário Oficial da Cidade – ou do recebimento da notificação, enviada pelo Correio.”

 

Extraí este parágrafo do artigo da Mara Gabrilli para o portal "Vida Mais Livre" como cenário para o post. Sugiro que se leia o excelente texto da Mara, mas pare aqui para fazer uma pequena reflexão.

 

Todos nós (cadeirantes ou não), queremos calçadas decentes para se caminhar, certo? Certo. Mas a pergunta que fica no ar é: Qual a sua responsabilidade nisso? Você e eu moramos em uma casa, prédio, ou condomínio, trabalhamos em algum estabelecimento comercial e, em todos os casos, há uma calçada nas vidas desses imóveis e nas nossas vidas.

 

Nossas calçadas só terão um mínimo de decência se exigirmos qualidade, começando por nós mesmos. A calçada de sua casa está em ordem? E a da frente de seu local de trabalho? Entendemos que ninguém aqui vai sair quebrando tudo e refazendo, mas seria no mínimo interessante se quando isso fosse necessário, que pudesse ser feito com consciência seguindo os padrões mínimos exigidos pela prefeitura da cidade.

 

Pare para pensar um minuto nas calçadas das casas das pessoas que você mais frequenta e veja se são corretas. Acredito que não. Ainda é muito difícil se locomover nas calçadas de qualquer bairro residencial de São Paulo, e não tenho dúvidas que isso se aplique a todas as cidades brasileiras. 

 

Está na hora de parar de reclamar e começar a agir. Não precisa ser um chato, mas só com a multa e o exemplo pra melhorarmos esse panorama.

 

Leia também:

SP: 'As calçadas são um lixo mesmo', diz encarregado por reformas dessas vias 

MP abre inquérito para fiscalizar acessibilidade em avenidas de Cuiabá 

Governo do Ceará faz 'calçadas acessíveis', mas deixa postes no caminho 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário