No RJ, calçada destruída faz pedestres andarem pela rua

Prefeitura promete reparos em área usada por moradores para exercícios físicos no bairro de Guadalupe

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Leonardo Gorges  |  Postado em: 06 de julho de 2012

Calçada parcialmente destruída após enchente

Calçada parcialmente destruída após enchente

créditos: Viviane Faria Lopes / Eu-Repórter

Corre risco o morador que, desavisado, vai praticar exercícios físicos às margens do Rio Calogi, em Guadalupe, reclama a moradora Viviane Faria Lopes em denúncia publicada no jornal O Globo.


O calçamento da Avenida Acrísio Mota, que permeia o curso d’água do bairro da zona norte, está desnivelado e quebrado em diversos pontos. O gradil, destruído após uma enchente no verão, também não foi recuperado. Para completar, os postes estão tortos e ao menos seis luminárias estão queimadas, o que traz insegurança para quem caminha no local à noite.

 

“Os pedestres têm de caminhar agora no meio da rua. É indignante o descaso da prefeitura em relação à conservação da única área do bairro utilizada para atividades físicos”, diz Viviane.

 

E a tendência é piorar, caso nada seja feito. De acordo com a leitora, pedaços de concreto assorearam o leito do rio após a última enchente e o mato cresce no entorno, o que reduz o espaço para a água fluir. Em uma próxima cheia, mais trechos do calçamento podem ficar danificados.

 

A Fundação Rio-Águas constatou, em vistoria nesta quinta-feira, que será necessário recuperar 15 metros das margens do Rio Calogi, além da desobstrução da calha. A Fundação afirma que o reparo foi incluído no programa de manutenção da Área de Planejamento 3, que contempla cursos d´água que desaguam na Baía de Guanabara. O serviço está previsto para ser iniciado em agosto.

 

Quanto ao reparo na calçada, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) afirma que o reparo só poderá ser feito após os trabalhos da Rio-Águas, a fim de evitar nova queda do gradil e do calçamento.

 

A RioLuz também deve atuar na área. O órgão afirmou que o poste torto mostrado na imagem deverá ser retirado neste fim de semana. Durante o serviço, será feita também a troca das seis luminárias da avenida que estariam queimadas.

 

Esta não é a primeira vez que danos ao calçamento e às grades da Avenida Acrísio Mota são denunciados na imprensa. Em agosto do ano passado, outro leitor do jornal, Francisco Xavier Góes, revelou situação semelhante em outro ponto da via. Na época, a Secretaria de Conservação fez o reparo na área.

 

Leia também:

Obras da Transolímpica, via expressa do Rio de Janeiro, são iniciadas 

Bicicleta contribui para uso mais eficiente das vias, diz técnico do Ipea 

Rio de Janeiro inaugura novo mergulhão da Transcarioca 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário