Governo paulista começa a viabilizar hidroanel

Governo dá primeiro passo para a construção do hidroanel metropolitano, projeto de hidrovia com 170 km a ser implantada nos rios Tietê e Pinheiros

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 28 de setembro de 2012

Atualmente, o trecho navegável do Rio Tietê possui

Rio Tietê, em São Paulo: futuro canal de transporte?

créditos: Fernando Stankuns/Flickr

 

Os gastos para desenvolver o hidroanel deverão girar em torno dos R$ 4 bilhões e a previsão é de que a construção seja concluída em 2045. O governo pediu a licença ambiental à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para construir a primeira eclusa da hidrovia, na Penha, zona leste da cidade. O órgão ambiental poderá conceder a licença dentro de trinta dias.

 

O hidroanel deverá dispor de 60 ecoportos (postos de entrega de entulhos), 11 eclusas e três portos de destino, onde também ocorrerá a reciclagem dos resíduos. O objetivo principal do projeto não é conduzir pessoas, mas transportar cargas, materiais de dragagem dos rios, entulho e resíduos produzidos em São Paulo, reduzindo o número de caminhões que circulam levando lixo pelas vias expressas da metrópole. Embora a construção esteja prevista para 2045, existem obras que podem ser concluídas nos próximos cinco anos.

 

Atualmente, o trecho navegável do Rio Tietê possui 41 km, que ligam a Penha à cidade de Santana do Parnaíba. No entanto, a construção da eclusa deverá adicionar 14 km ao trajeto para ampliar o trecho navegável até o bairro de São Miguel Paulista, também na zona leste da capital.

 

Mesmo com a ideia de beneficiar, o projeto pode expor os mananciais a graves problemas ambientais: qualquer incidente no transporte de resíduos poderá não apenas poluir mais ainda os rios da capital, como também causar a contaminação das represas, locais estratégicos para a captação de água potável para toda a cidade.

 

Leia também:

Ciclofaixa no centro de SP vai ganhar monitores e paraciclos 

Novos táxis acessíveis entram em circulação em São Paulo 

Guia do metrô de São Paulo dá dicas de segurança para ciclistas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário