Transporte Ativo inicia workshop sobre bikes no Rio de Janeiro

O evento acontece de quarta (20) a sexta-feira(22), e é organizado pela ONG Transporte Ativo. Objetivo é estimular bicicleta como meio de transporte

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Pedro Carrion  |  Postado em: 21 de março de 2013

Contagem de bicicletas no Rio

Contagem de bicicletas no bairro de Copacabana

créditos: Pedro Carrion/Mobilize Brasil

 

Começou nesta quarta-feira, no Rio de janeiro, o Workshop “A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil”, realizado pela organização Transporte Ativo. O evento acontece até sexta-feira, com palestras e debates sobre o uso da bicicleta como meio de transporte.

 

A atividade inaugural foi um trabalho de campo sob a supervisão de integrantes do Transporte Ativo, que demonstrou a sua metodologia de contagem de ciclistas, de forma fotográfica e manual. O treinamento aconteceu das 7h às 19h na esquina da rua Figueiredo de Magalhães e Nossa Senhora de Copacabana, no bairro de Copacabana. O trecho possuiu uma ciclofaixa e conta com fluxo intenso de trânsito, tanto de ciclistas quanto de carros, ônibus e pedestres.

 

Essa ciclofaixa, aliás, é fruto de outra contagem de ciclistas realizada em 2009 também pelo Transporte Ativo, que apresentou os dados obtidos aos órgãos responsáveis. A prefeitura, então, construiu a ciclofaixa que liga os bairros de Copacabana e Botafogo, através do túnel Alaor Prata, conhecido pelos cariocas por Túnel Velho. A ciclofaixa começa na orla da praia de Copacabana, avança pela rua Figueiredo de Magalhães e termina logo após o Túnel Velho. 

 

"Nossa expectativa é de que nossa contagem aponte um aumento do fluxo de bicicletas em relação ao último levantamento. Tendo esses dados em mãos, além de intensificarmos melhorias nesta região, pretendemos angariar também uma infraestrutura cicloviária no Centro da cidade", disse Eduardo Bernhardt, um dos diretores do Transporte Ativo. 

 

Bernhardt lembra que na região central da cidade ocorre uma revitalização na zona portuária, com a construção de novas vias, que contam com ciclovias no projeto. Dessa forma, as ruas já existentes no entorno do Centro do Rio já ficariam aptas para receber as novas vias e ciclovias que ainda demorarão alguns anos para serem finalizadas.

    

"Ainda não temos os números totais da contagem, mas já pudemos perceber que o investir na ciclofaixa valeu a pena. O trecho é estratégico em termos de fluxo, com a possibilidade de o ciclista seguir em 12 direções diferentes. Nota-se que a maioria dos ciclistas está utilizando a ciclofaixa de maneira correta, o que evita acidentes e transtornos no trânsito", acrescentou Bernhardt.

 

Participam do workshop outras 14 organizações também focadas na promoção ao uso da bicicleta como meio de transporte. Elas vêm de diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Cristais Paulista, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Recife, Aracaju, Manaus, Brasília, Balneário Camboriú e Vila Velha. Destas 14, após seleção, o Transporte Ativo financiou todos os custos de viagem de quatro organizações.

 

A programação do workshop tem seguimento nesta quinta e sexta-feira com palestras e debates ao longo do dia, no auditório Anchieta da PUC-Rio. 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário