MT: Decisão sobre implantação do VLT no Estado está nas mãos de Dilma

O governador Silval Barbosa (PMDB) demonstrou otimismo em relação aos três dias em que esteve em Brasília nesta semana para tratar de assuntos de Mato Grosso.

Notícias
 

 |  Autor: A Gazeta  |  Postado em: 12 de agosto de 2011

Mato grosso pode adotar VLT

Mato grosso pode adotar VLT

créditos: saopaulotremjeito.blogspot.com

"Ainda não temos uma solução, mas ela está proóxima de acontecer", disse Silval Barbosa, que se dedica para que o governo federal encampe a sua proposta de adotar o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) como sistema de transporte coletivo para a Grande Cuiaba´. A decisão do sistema de transporte acontecerá na próxima semana e será uma decisão da presidente Dilma Rousseff, segundo teria informado a ministra da Casa Civil, Gleise Hoffmann, após audiências com o governador de Mato Grosso.

Ele considerou como essencial a sinalização da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para que Mato Grosso possa captar empréstimos para executar as obras do VLT e também a demonstração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de se colocar como agente financeiro na captação de recursos estimados na ordem de R$ 1,1 bilhão.

O Estado pretende construir o VLT, e posteriormente entregá-lo a iniciativa privada que gerenciaria o mesmo, sendo que os recursos da outorga de exploração seriam destinados em parte para pagar os empréstimos e na outra parte para subsidiar os valores das passagens, mantendo os mesmos nos patamares hoje aplicados. "Viabilidade nós temos e o grande legado que nossa administração pretende deixar em relação à Copa do Mundo são as obras de mobilidade urbana e um sistema de transporte coletivo de primeiro mundo", disse o governador Silval Barbosa.

Além do aval da STN e do BNDES, o governador espera que com a decisão da presidente da República, os recursos já alocados e previstos para as obras do BRT, em torno de R$ 500 milhões captados na Caixa Econômica Federal (CEF), sejam transferidos para o VLT para que os projetos executivos e as obras se iniciem ainda em 2011 e no princípio de 2014, ano da Copa do Mundo, já estejam funcionando. "O momento de decisão é agora. A presidente Dilma tem se mostrado uma pessoa interessada em ajudar o Brasil e principalmente Mato Grosso, por isso acredito que nossos pleitos serão acatados e o governo federal será parceiro de nosso Estado", disse.



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário