Prefeito Marcus Alexandre lança Programa de Construção e Recuperação de Calçadas

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, lançou nesta terça feira, no auditório da prefeitura, o Programa de Construção e Recuperação de Calçadas

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Rio Branco  |  Autor: Assessoria  |  Postado em: 02 de abril de 2013

Prefeito se reúne com população

Prefeito se reúne com população

créditos: Divulgação
 
Inicialmente serão feitos quatro quilômetro de calçadas no centro da cidade, em frente à igrejas, escolas, feiras e mercados municipais com recursos próprios da prefeitura, que vai investir R$ 411 mil, nesta primeira etapa do Programa.
 
 
De acordo com o prefeito as calçadas serão feitas com piso tátil (que orienta os portadores deficiência visual) e rampas para os cadeirantes, e todos os obstáculos existentes, como tampas de bueiros, serão rebaixados. Nesta primeira etapa serão beneficiadas 20 escolas, 10 igrejas, 14 ruas do centro, 5 vias principais, 6 mercados e 7 feiras. Marcus Alexandre relata que locais próximos a Oca, que recebe um grande número de pessoas, serão priorizados. “Como não dá para fazer calçadas em toda a cidade, vamos priorizar locais que concentram muita gente como a Oca, feiras e mercados, escolas e igrejas. Mas esse programa terá continuidade pelos próximos quatro anos.”
 
 
O vice-prefeito Márcio Batista, ressalta que o Programa lembra cidadania e inclusão social, garantindo direito básico de ir e vir das pessoas. A secretária Municipal de Obras lembra que as obras serão divididas em quatro lotes de R$ 102 mil cada e que os serviços já começaram pelo Bosque, região do Horto Florestal e rua Marechal Deodoro.
 
O superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres, cita que as calçadas, junto com outras intervenções, garantem a melhoria da mobilidade urbana. “Já vi casos em que, por falta de calçadas, os cadeirantes disputam espaço com os carros nas ruas. Agora nós estamos fazendo intervenções que melhoram a vida dos motoristas, pedestres e cadeirantes, com rampas e as calçadas se somam a esses equipamentos”.

Padrão
O prefeito anunciou ainda durante o lançamento do Programa que a partir de agora, todas as intervenções em ruas e avenidas, contarão com calçadas. Cita como exemplo, a duplicação de vias como a Getúlio Vargas, Estrada da Floresta, da Sobral e Apolônio Sales, que serão feitas com recursos do PAC II e que terão calçadas com rampas.
 
 
 
 
Ele citou ainda que a partir do final de abril, estará disponível no site da Prefeitura de Rio Branco, um manual com padrões técnicos para a construção de calçadas. “Queremos incentivar que as empresas e as pessoas de modo geral façam calçadas com um padrão que não interfira na acessibilidade e facilite a mobilidade”.
 
Estiveram no lançamento do Programa de Construção e Recuperação de Calçadas, a primeira dama do município, engenheira Gicélia Viana, o vice-prefeito Márcio Batista, vereadores Roger Correa, Gabriel Forneck, Marcelo Jucá, Antônio Moraes, Graça da Baixada, Fernando Martins, Manuel Marcos, Raimundo Vaz e secretários de Obras, Claúdia Cunha, de Planejamento Janete Santos e de Direitos Humanos, Evandro Rosas.


O que disseram

- Diretora da Escola Francisca Aragão, onde estudam 204 crianças no Conjunto Manoel Julião: Maria Vilma de Brito:” Atualmente é difícil as crianças chegarem a escola porque não há calçadas e elas têm que andar na margem da rua, o que é perigoso, mesmo que estejam com os pais. Com a calçada, o risco é menor”.
 
 
- Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco, que tem entre oito e dez mil associados, Fátima Maria Maciel: “A gente faz feiras em locais onde há lama e as pessoas não podem chegar direito para fazer compras. As calçadas vão deixar as feiras com mais aspecto de limpeza e os clientes vão ter maior comodidade. Está de parabéns a prefeitura”.
 
 
- Decreci Lopes – Cadeirante: “Temos muita dificuldade em circular pela cidade por falta de calçadas e rampas. Esse programa vai garantir essas duas coisas e leva em conta que somos cidadãos”.

Locais que serão beneficiados com o Programa de Construção e Recuperação de Calçadas:
20 Escolas
06 Mercados Municipais
10 Igrejas
14 Ruas do Centro (Proximidades da Oca; Terminal Urbano; INSS)
07 Feiras de bairros
05 Vias Principais
 
 
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário