Licitação do transporte em Aracaju só em março de 2012

O prefeito Edvaldo Nogueira assinou na manhã desta segunda-feira (22) a criação de um novo Plano Integrado de Mobilidade Urbana, que ainda será elaborado

Notícias
 

 |  Autor: Infonet  |  Postado em: 22 de agosto de 2011

Edvaldo Nogueira

Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira

créditos: Portal Infonet

 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) informou na manhã desta segunda-feira (22) que o edital para a licitação do Transporte Público Municipal será publicado no dia 17 de março de 2012, em comemoração à mudança da capital. Ele apresentou alguns pontos que levarão à elaboração de um novo Plano de Mobilidade Urbana, segundo ele, um dos maiores desafios da administração pública.


“Precisamos atacar esse problema, pois em cinco anos, Aracaju ganhou 101 mil novos habitantes e 50 mil veículos entraram na cidade.  As mudanças exigem a participação de condutores e pedestres. É preciso mudar os hábitos e criar uma cultura de paz no trânsito, é um dilema que não se resolve apenas com viadutos e passarelas. Criticaram a velocidade de 60 km/h, mas São Paulo agora aderiu. Fazem uma campanha contra Samarone, mas não tem campanha, não tem bla bla blá, não tem pressão, ele só sai no último minuto do meu mandato, a não ser que queira deixar a SMTT", alerta.


Material fotográfico de uma cidade da Alemanha 
Para o prefeito, a cidade já dá sinais de que o problema precisa ser resolvido, mas as mudanças também exigem a participação de condutores e pedestres. "É preciso mudar hábitos e principalmente criar uma cultura de paz no trânsito. Trata-se de um dilema que não se resolve apenas com viadutos e passarelas, porque isso fortalece a utilização do veículo individual. O modelo atual não serve mais, tudo o que fazemos é paliativo", destaca.


“Se tivéssemos transportes coletivos bons, que todo mundo pudesse usar, diminuiríamos o problema da mobilidade. Mais carros nas ruas quer dizer várias colisões, violência, engarrafamentos, da falta de fluidez e do aumento de brigas e confusões. O trânsito mata mais do que a guerra, do que o câncer”, afirma exibindo um material fotográfico da Prefeitura de Munster, na Alemanha em que destaca a quantidade de pessoas que utilizam veículos de passeio, ônibus e bicicletas.


Fala do prefeito

Ele disse ainda que o modelo do trânsito em Aracaju é de quando a cidade possuía 200 mil habitantes. “Esse modelo não serve mais e tudo que estamos fazendo é paliativo e esse era o meu sonho: um plano de mobilidade urbana, pois o maior problema da mobilidade em Aracaju é o transporte coletivo. Vamos fazer uma licitação a partir de março de 2012, vamos licitar modelo, pois licitar o que está aí, licitar linha, sinceramente não serve para Aracaju. No dia do aniversário da cidade, o presente, será o lançamento do edital”, afirma acrescentando que em dezembro, o Plano de Mobilidade Urbana já poderá estar sendo colocado em prática e que todo o processo será discutido com a população.


Setransp

Na platéia, o presidente do Sindicato das Empresas do Transporte Público de Aracaju (Setransp), José Carlos Amâncio  acompanhava pensativo a fala do prefeito. Indagado pela reportagem do Portal Infonet se o problema está mesmo no transporte coletivo, como acabara de afirmar o prefeito Edvaldo Nogueira, Amâncio foi enfático:


“É superimportante esta iniciativa da Prefeitura de Aracaju quanto à mobilidade urbana. Eu até entendo a angústia da população, mas o problema não está só no transporte coletivo, é preciso se criar novas vias, corredores de transportes. É difícil trabalhar em uma cidade sem corredor de transporte, sem faixa exclusiva, sem política de priorização de transporte público. Hoje nós operamos em uma velocidade média de 13 ou 14 km por hora. De bicicleta ou a pé pode se fazer um percurso com maior velocidade que essa”, acredita.


O titular da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Antônio Samarone, afirmou que o Plano será elaborado com a participação da população. “O documento deve refletir as necessidades e a realidade da capital, pois o condutor quer mais rapidez no trânsito e o pedestre cobra segurança”, ressalta lembrando que Aracaju possui 210 mil automóveis e 60 mil motocicletas.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário