Cuiabá adere ao "Dia mundial sem carro"

A intenção conforme o Secretário da pasta, Archimedes Pereira Lima Neto, é evitar o uso do carro particular por um dia, estimulando a utilização de outros transportes.

Notícias
 

 |  Autor: nacidadesemmeucarro.org  |  Postado em: 02 de setembro de 2011

Cuiabá

Cuiabá

créditos: seder.mt.gov.br

Para isso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (MT) – smades, aderiu ao movimento “Dia Mundial sem Carro”, que ocorre no próximo dia 22 de setembro com a estratégia de divulgação que vem sendo apoiada por um número crescente de cidades em todo o mundo.
“Como alternativa, este movimento propõem a reconversão das cidades para favorecer meios sustentáveis de mobilidade, elegendo a bicicleta e os meios de transporte coletivos como expressão da sustentabilidade. Com as cidades tendo um trânsito mais calmo, as pessoas tenderiam a caminhar mais, resgatando os espaços públicos e alcançando um novo conceito de qualidade de vida.


Essa é uma ação que já está incluída no calendário da Smades, e esperamos que boa parte da população pudesse participar. “Toda minha agenda desta quarta-feira será cumprida assim como no ano passado, utilizando como meio de transporte a bicicleta”, pontuou o secretário.


Os automóveis e o uso massivo


Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica, efeito estufa, poluição sonora, congestionamentos, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo, consumo de combustíveis fósseis, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.


Por fim, o automóvel é um meio de transporte não universalizável, já que seria impossível a existência de um carro para cada habitante do mundo.


Dia mundial sem carro


O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre os quais a bicicleta é a caminhada.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário