Ao vencedor, a bicicleta!

Primeiro colocado no Concurso Mobilize Brasil de Ilustrações, o artista Heitor Isoda recebeu seu prêmio e foi pedalando para casa

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 04 de outubro de 2013

Ao vencedor, a bicicleta!

Heitor (no meio), Juliana Campos, Marcos de Sousa e a bike

créditos: Hebert Franco

 

Aconteceu ontem, quinta-feira (3), aqui na redação do Mobilize Brasil a entrega da bicicleta Urbana Korat 3v ao artista gráfico Heitor Isoda, vencedor do 1º Concurso Mobilize Brasil de Ilustrações.


O concurso foi uma iniciativa do portal para marcar a Semana de Mobilidade Urbana e desafiava os artistas a ilustrar a questão “O que é Mobilidade Urbana Sustentável?”. A ideia veio da também artista Caroline Pires, estagiária de nossa equipe. Carol acreditava que um concurso poderia fomentar novas ideias para o conceito de mobilidade urbana sustentável, especialmente entre os leitores e seguidores do Mobilize. Acertou em cheio.

 

Heitor, 23 anos, estudante da Escola de Comunicações e Artes da USP, se disse surpreso ao vencer o concurso: "Eu não iria participar, mas decidi entrar por insistência de minha irmã, que já havia inscrito um trabalho. Pensei inicialmente numa bicicleta, fiz  algunsesboços, mas ao final pensei na integração de vários modos de transporte e cheguei à ideia do  Anel de Moebius (figura criada pelo matemático e astrônomo alemão Augusto Fernando Moebius, 1790-1868)", explicou o jovem artista, que tem um interessante trabalho em quadrinhos (ver em www.flickr.com/photos/heitor_isoda). Nasceu assim o trabalho "Ciclo Urbano", que seduziu toda a equipe do Mobilize. Para produzi-la, Heitor utilizou técnica mista: colagem, fotografia e desenho. 

 

O vencedor não é exatamente um ciclista urbano e prefere usar o transporte público para suas viagens pela cidade de São Paulo. Mas ficou muito contente com seu prêmio, que foi entregue pelo editor do Mobilize, Marcos de Sousa, e pela diretora da Urbana, Juliana de Campos Silva. Ela explicou que a bicicleta foi inteiramente desenhada pelo arquiteto Ricardo Corrêa com o objetivo de atender ao ciclista urbano brasileiro, com a melhor posição para pedalar e, eventualmente, ser transportada escada acima ou abaixo. Apesar do dia chuvoso, Heitor saiu pedalando pela Vila Buarque, no centro, para seguir até o bairro do Paraíso, na zona sul de São Paulo. Sorte para ele e sua nova bicicleta!

 

Em segundo e terceiro lugares, pela votação do júri, ficaram duas ilustradoras: Rafaela Correia e Ana Donaton. 




Rafaela Correia, de Florianópolis (SC), trabalhou com a ideia de que "Uma pessoa é pouco, Duas pessoas é bom, e Mais de três pessoas é mobilidade urbana" para gerar seu trabalho, que foi escolhido pela qualidade gráfica e pelo conceito de estímulo ao transporte coletivo.





Ana Donaton, de Presidente Prudente (SP), apresentou o trabalho "Movimente essa ideia", ilustração muito bem realizada e que traz o conceito de integração de vários modos de transporte.


O 1º Concurso Mobilize Brasil de Ilustrações recebeu ilustrações vindas de todo o país, das quais 10 foram selecionadas pelo júri.
Veja uma galeria com esses trabalhos.




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário