O futuro da mobilidade urbana com veículos elétricos

Leia o primeiro "miniartigo" do novo colaborador do Mobilize que, de Portugal, comentará novidades sobre: sustentabilidade, energia nos transportes e novas tecnologias

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Cláudio Mantero*  |  Postado em: 30 de janeiro de 2014

Esquema de funcionamento do sistema elétrico Primo

Esquema de funcionamento do sistema elétrico Primove

créditos: Divulgação / Bombardier

 

O primeiro assunto que tratarei será tecnologia em eletrificação. Para começar, vamos imaginar para além do que vemos hoje na mobilidade urbana utilizando veiculos elétricos. E a canadense Bombardier já deu o passo adiante ao desenvolver o projeto Primove.

 

A nova tecnologia criada pela empresa permite que bondes, ônibus e carros elétricos (talvez até bicicletas elétricas) possam rodar pelas ruas usando um mesmo sistema de alimentação sem fios. O segredo está na instalação subterrânea elétrica que transfere a energia para os veículos por um sistema de indução. Sem cabos, com menos manutenção, menor interferência visual e com mais segurança. O melhor, para entender, é ver o vídeo da Bombardier sobre o novo sistema.

 

 
Sistema de recarga por indução Primove

 

O modelo já foi implantado em algumas cidades da Europa, como Augsburg, Braunschweig e Mannheim (Alemanha), e Lommes (Bélgica). É o futuro: uma solução promissora, em que os vários modos são integrados numa rede de recarga rápida e abrangente, por proximidade (wireless). 

 

*Cláudio Mantero lidera o Departamento de Pesquisa e Planejamento da empresa Horários do Funchal - Transportes Públicos S.A. (Portugal)

Contato: claudiomantero@gmail.com e blog http://nossomospeoes.blogspot.pt/


Leia também:

Na Ilha da Madeira, mobilidade urbana e turismo pensados juntos

Coreia do Sul testa ônibus elétrico sem fio

Alemanha leva às ruas ônibus elétricos que dispensam tomadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário