Foz do Iguaçu instala primeiro posto para veículos elétricos

O equipamento permite que em vinte minutos o carro receba uma carga mínima para sair rodando

Notícias
 

Fonte: CBN Foz  |  Autor: CBN Foz  |  Postado em: 08 de abril de 2014

Posto do programa Veículo Elétrico

Posto do programa Veículo Elétrico

créditos: Divulgação

 

O programa Veículo Elétrico da Usina de Itaipu está se expandindo. Em Foz do Iguaçu já são 54 carros de passeio com essa tecnologia rodando pelas vias públicas da cidade

 

Outros 40 estão em Brasília, Rio de Janeiro, Campinas e até a ilha de Fernando de Noronha. Além das dezenas de outros veículos como caminhões e ônibus, que circulam apenas dentro da hidrelétrica. Para atender a essa realidade tecnológica a Prefeitura em parceria com a usina, instalou na área central, na Praça Getúlio Vargas, na avenida Jorge Schimmelpfeng, um eletroposto. É o primeiro na via urbana, já existem outros em hotéis e dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

 

O eletroposto central conta com uma infraestrutura simples, com uma coluna onde está instalada a tomada e uma cobertura. Voltado para a área de estacionamento na avenida, está identificado com a logomarca da Itaipu e VE do programa Veículo Elétrico. O equipamento deve entrar em funcionamento até o fim dessa semana. Está faltando apenas a instalação do poste de energia elétrica bifásico. Para fazer a recarga é fácil. Cada veículo possui uma espécie de chip que libera o acesso a tomada de energia do eletroposto. O equipamento na área central permite que em vinte minutos o carro receba uma carga mínima para sair rodando.

 

O carro elétrico tem autonomia de carga para rodar cerca de 150 quilômetros. O que é mais que o dobro da utilização feita pelos motoristas brasileiros. Segundo estudos nessa área, os brasileiros rodam, em média, 54 quilômetros por dia, já nos Estados Unidos essa média sobe para 60 quilômetros.

 

A usina de Itaipu é parceira nessa instalação. De acordo com o coordenador geral brasileiro do Programa Veículo Elétrico, Celso Novais, “a implantação do eletroposto na via pública, permite que Foz do Iguaçu demonstre a imagem de cidade moderna e de mobilidade elétrica que vem conquistando, com os avanços nesse programa. É um reflexo do perfil turístico, ecológico e de sustentabilidade que o município conquistou e vem conquistando”, avaliou Celso.

 

A intenção é ampliar o número de eletropostos na cidade. Só dentro da usina estão disponíveis mais de 200 unidades. Com essa expansão para o centro, a direção da hidrelétrica já estuda disponibilizar aos turistas o uso do veículo elétrico. Isso já é possível durante a visitação à usina. O visitante pode locar o carro e fazer o passeio dirigindo pela Itaipu.

 

Íntegra da notícia no link: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/foz-do-iguacu/noticias/26032014-114693-instalado-primeiro-eletroposto-em-via-urbana-de-foz-do-iguacu


Leia também:

Pedalada em Foz do Iguaçu reúne comunidade por ciclovia 

Itaipu participa em Brasília de audiência para instalação do VLT em Foz do Iguaçu 

Protótipo do VLT já está em Foz do Iguaçu 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário