A forma para contratação do serviço seria por meio de concessão do espaço público, com a realização de processo de licitação, em que qualquer empresa pode participar, desde que dentro das especificações necessárias.
Trata-se de um sistema de aluguel de bicicletas, com 5 estações que seriam implantadas em diferentes regiões da cidade, podendo ser em alguns hotéis, com até 40 bicicletas, sendo que o usuário aluga o equipamento em um local e devolve em outro ponto. Esse sistema pode ser integrado com o transporte público, por meio do uso do cartão único para pagamento. Após um levantamento feito previamente, o custo varia conforme a quantidade de locações por bicicleta/dia. Em cidades brasileiras, o valor vai de R$ 1,50 a R$ 3,00.
Para viabilizar o processo, há a necessidade de patrocinadores, que vinculariam a imagem de suas marcas nas bicicletas e nas estações. Algumas cidades brasileiras, como em Sorocaba, no interior de São Paulo, optaram por não utilizar cotas de publicidade, e a própria prefeitura bancou o projeto, sendo que o serviço é oferecido gratuitamente. Em Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional, também está estudando a implantação de compartilhamento de bicicletas, para utilização interna.
São mais de 400 cidades com esse tipo de transporte à disposição dos interessados, entre as quais: Londres, Paris, Nova Iorque e Barcelona. As cidades brasileiras são: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Salvador, Aracaju, Santos, Petrolina, Toledo, entre outras.
No Brasil, existem algumas empresas especializadas na implantação do serviço de aluguel de bicicletas, entre elas a Serttel, de Recife, e a Mobhis Automação Urbana, sediada emCascavel e que executou o projeto na cidade de Toledo.
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