Prefeitura de Foz do Iguaçu estuda projeto de compartilhamento de bicicletas

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) está desenvolvendo um estudo para implantação de um projeto de compartilhamento de bicicletas em Foz do Iguaçu (PR)

Notícias
 

Fonte: CBN Foz  |  Autor: CBN Foz  |  Postado em: 10 de abril de 2014

Foz do Iguaçu poderá ganhar bicicletas públicas

Foz do Iguaçu poderá ganhar bicicletas públicas

créditos: Reprodução

 

A forma para contratação do serviço seria por meio de concessão do espaço público, com a realização de processo de licitação, em que qualquer empresa pode participar, desde que dentro das especificações necessárias.

 

Trata-se de um sistema de aluguel de bicicletas, com 5 estações que seriam implantadas em diferentes regiões da cidade, podendo ser em alguns hotéis, com até 40 bicicletas, sendo que o usuário aluga o equipamento em um local e devolve em outro ponto. Esse sistema pode ser integrado com o transporte público, por meio do uso do cartão único para pagamento. Após um levantamento feito previamente, o custo varia conforme a quantidade de locações por bicicleta/dia. Em cidades brasileiras, o valor vai de R$ 1,50 a R$ 3,00.  

 

Para viabilizar o processo, há a necessidade de patrocinadores, que vinculariam a imagem de suas marcas nas bicicletas e nas estações. Algumas cidades brasileiras, como em Sorocaba, no interior de São Paulo, optaram por não utilizar cotas de publicidade, e a própria prefeitura bancou o projeto, sendo que o serviço é oferecido gratuitamente. Em Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional, também está estudando a implantação de compartilhamento de bicicletas, para utilização interna.

 

São mais de 400 cidades com esse tipo de transporte à disposição dos interessados, entre as quais: Londres, Paris, Nova Iorque e Barcelona. As cidades brasileiras são: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Salvador, Aracaju, Santos, Petrolina, Toledo, entre outras.  

 

No Brasil, existem algumas empresas especializadas na implantação do serviço de aluguel de bicicletas, entre elas a Serttel, de Recife, e a Mobhis Automação Urbana, sediada emCascavel e que executou o projeto na cidade de Toledo.

 

Leia também:

Foz do Iguaçu instala primeiro posto para veículos elétricos 

Pedalada em Foz do Iguaçu reúne comunidade por ciclovia 

Itaipu participa em Brasília de audiência para instalação do VLT em Foz do Iguaçu 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário