Projeto incentiva doação de bikes usadas a crianças no MT

'Recicletas' é espelhado em um projeto existente em São Paulo. Cerca de 15 bicicletas já foram recebidas. A expectativa é atingir 100 veículos

Notícias
 

Fonte: G1 MT  |  Autor: G1 MT  |  Postado em: 28 de abril de 2014

Bicicletas usadas são reformadas e depois doadas a

Bikes são reformadas e depois doadas aos pequenos

créditos: Fabian Martinelli/Arquivo pessoal

 

Um projeto que pretende mobilizar a população numa ação social onde bicicletas que deixaram de ser usadas são recicladas e doadas para quem precisa teve início há cerca de uma semana em Cuiabá. O 'Recicletas' é um espelho do projeto já praticado pelo grupo Bike Anjo de São Paulo, mas na versão mato-grossense conta com o apoio da Associação MT Bikers (AMTB), do grupo Gurizada Mountain Bike Cuiabá e de outros ciclistas do estado.

 

O presidente da AMTB, Fabian Martinelli, explica que o projeto é formado por quatro etapas. Primeiro é necessário descobrir pessoas que deixaram de usar a bicicleta e que tenham interesse em doá-la. Na segunda etapa é feita uma triagem em busca de pessoas que realmente precisem receber a bicicleta. Caso necessário, as peças passam pela terceira etapa, uma reforma. A ideia é que essa reforma seja feita em uma parceria entre o doador e o recebedor. Por último, a bicicleta é oficialmente entregue.

 

Contudo o projeto carece de incentivos para que essa reforma possa ser feita. Tanto o doador, quanto o recebedor ou qualquer outra pessoa que tenha interesse podem contribuir com a compra das peças necessárias. “Algumas vêm com o pneu murcho, a corrente arrebentada, o freio estragado, ou partes enferrujadas, coisa pouca. Mas tudo em decorrência da falta de uso”, observa Martinelli.

 

“Inicialmente o público-alvo são as crianças e adolescentes que tenham difícil acesso à escola ou não tenham nenhum tipo de lazer durante o dia, mas nada impede que um senhor que precise da bicicleta para ir ao trabalho receba uma também”, esclarece. “Caso surjam interessados em outras cidades do estado, a nossa responsabilidade social é igual”, pontuou o presidente da AMTB.

 

Martinelli também explica que para cada pessoa que demonstre interesse em receber uma bicicleta, será agendada uma visita para avaliar a real necessidade de cada um. Ele conta que a ideia da associação é sempre trazer projetos de cunho social para o estado. O 'Reclicletas' foi escolhido após um grupo de ciclistas perceber certa carência nos bairros periféricos da capital em relação a atividades de lazer e à prática de esportes. “Muitas vezes, a criança deixa a atividade como essa de lado pelo alto custo. Uma bicicleta não é barata por vários fatores e o projeto vai tentar contribuir nesse sentido”, salientou.

 

A divulgação do projeto está sendo feita através de redes sociais e do boca a boca. O local para doar bicicletas fica localizado na Avenida Miguel Sutil, nº 6.788, no Bairro Despraiado, em Cuiabá. O recolhimento das bicicletas deve ser concluído dentro de um mês. “Preciso fechar essa primeira etapa para dar sequência ao projeto”, enfatizou Martinelli. A expectativa é que até o fim de maio a entrega das bicicletas seja feita.

 

Interessados em receber uma das bicicletas também podem se dirigir ao endereço mencionado. Até o momento, cerca de 15 bicicletas já foram recebidas pelo projeto. A expectativa é atingir a meta de 100 bicicletas.

 

Leia também:

Aplicativo permite acessar rotas e horários de ônibus em Cuiabá 

Tarifa de ônibus entre Cuiabá e Várzea Grande cai para R$ 2,75 

Governo anuncia construção da 1ª estação do VLT de Cuiabá 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Pedro milani - 28 de Agosto de 2014 às 10:20 Positivo 2 Negativo 0

Bom dia, sou síndico de um edifício na Capital e nosso bicicletário está lotado de bikes que a muito tempo não são utilizadas. Há interesse na doação destes equipamentos, e qual seria o destino deles?

Ricardo Siqueira - 20 de Junho de 2014 às 11:01 Positivo 2 Negativo 0

Galera, tenho 6 câmaras aro 26 para doação. 3 kendas: Boas 2 Kendas: com 1 furo cada(concertada) 1 Pirelli: com 1 furo(concertada) Como troquei a roda com extensão, estou usando um tipo de câmara com o bico maior. Quero doar.

Clique aqui e deixe seu comentário