Campanha estimula o uso de bicicleta para ir ao trabalho na sexta-feira

Maio é o mês das bicicletas, comemorado em todo o mundo. O movimento Bicicletando e o Bike Anjo promovem ações para incentivar o uso da bicicleta nas cidades

Notícias
 

Fonte: Tribuna da Bahia  |  Autor: Tribuna da Bahia  |  Postado em: 07 de maio de 2014

O Dia de Bike ao Trabalho no Brasil será nesta sex

O Dia de Bike ao Trabalho no Brasil será nesta sexta, 9

créditos: Reprodução

 

Desde de 1956, a Liga de Ciclistas americanos promove o “Bike to Work Day”, que no Brasil chegou há poucos anos com a união de grupos por mobilidade urbana. O Dia de Bike ao Trabalho no Brasil será nesta sexta, 9 de maio. É uma data para que as pessoas se engajem para ir de bicicleta para o trabalho, promover iniciativas dentro de sua empresa e discuta o uso da bicicleta como transporte urbano.

 

O movimento Bicicletando, que já reúne mais de 118 mil seguidores nas redes sociais, é um novo olhar sobre um estilo mais saudável de vida, com cidadania, respeito ao meio ambiente e com recursos de mobilidade urbana. E o Bicicletando, além de incentivar as pessoas a usar a bicicleta no dia 9 de maio, tem a proposta de inspirar a população urbana de todo o país a utilizar a bicicleta como uma solução de mobilidade, saúde e preservação do meio ambiente.

 

O Bicicletando tem um site, que contém um guia digital colaborativo que reúne informações úteis para usar a bicicleta em muitas cidades brasileiras (http://www.bicicletando.com.br/guia/) com vias cicláveis, regras de transporte público, grupos de pedal, bicicletarias, etc); e lança um aplicativo, que tem como objetivo ser um mobilizador social, com iniciativas que incentivam o uso da bicicleta no dia a dia, atuando tanto como um utilitário, quanto como uma rede social de ciclistas.

 

”Bicicletar é muito mais que simplesmente pedalar, é um jeito de superar o estresse da rotina urbana, é distribuir sorrisos, conhecer pessoas e perceber a vida acontecendo ao seu redor. Queremos conscientizar que contribuímos com um mundo melhor, deixando de emitir CO2 na atmosfera ao escolher a bicicleta como solução de transporte”, explica Perla Amabile, uma das idealizadoras do Bicicletando, que vai todos os dias ao trabalho de bike.

 

O aplicativo Bicicletandoapp é uma ferramenta social, desenvolvida para conectar ciclistas urbanos e ajudar novos adeptos a adotarem a bicicleta como solução de transporte e qualidade de vida. Possui como funcionalidades um contador de km e de economia de CO2, mapeamento de rotas mais pedaladas e locais com paraciclos, fábrica de posts para compartilhamento nas redes, Clube Carbonus para trocar kg de CO2 poupados por desconto nas marcas.

 

Além do Bicicletando, o movimento Bike Anjo também promove ações e organiza eventos em prol do uso da bicicleta nas cidades, e este ano está encabeçando a organização do Dia de Ir de Bike ao Trabalho.

 

Leia abaixo o release do evento organizado pelo Bike Anjo:

O dia De Bike ao Trabalho em 2014 acontecerá no próximo dia 9 de maio, segunda sexta-feira do mês, e é inspirado no Bike To Work Day, um evento anual realizado em várias partes do mundo para mostrar que a bicicleta é uma opção viável de transporte para o trabalho.

 

O movimento começou nos Estados Unidos, em 1956, organizado pela League of American Bicyclists. No Brasil este será o segundo ano de ação em âmbito nacional com a rede do Bike Anjo.

 

Nessa 2ª edição estão sendo realizados desafios semanais!

 

Em cada desafio organizações, empresas, governos ou mesmo indivíduos poderão se engajar e fazer sua parte. E o mais legal que esses desafios ficam valendo mesmo após o dia 9.


Desafio De Bike ao Trabalho #1 - Missão Recicletas. Trata-se de dar a missão para as pessoas darem vida a uma bicicleta abandonada e levá-la de volta às ruas. Estamos com 10 cidades articuladas para fazer um mutirão de reforma e doação de bicicletas, dentre elas Aracaju, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, dentre outras. Em São Paulo o mutirão aconteceu durante um movimento de revitalização de uma praça no bairro de Pinheiros e teve 13 bicicletas recicladas.

 

Desafio de Bike ao Trabalho #2 - #CompartilhaRuaAe. O desafio foi baixar e imprimir uma cartilha simples para as pessoas distribuírem no trânsito com 5 dicas para motoristas e 5 para ciclistas. Pela inscrição temos um indicativo de que mais de 29 mil panfletos já foram espalhados pelo Brasil.

 

Desafio de Bike ao Trabalho #3 - Leve alguém de bike ao trabalho. Como o nome já diz, consiste em levar alguém para o trabalho de bicicleta, engajando mais pessoas a participarem dessa campanha, e como incentivo, cada um que fizer um vídeo ou foto desse acompanhamento e nos mandando o link, receberá um brinde do Bike Anjo.

 

Além dos desafios, até agora já foram cadastradas quase 30 atividades em 13 cidades de 10 Estados do país.  Aqui estão algumas delas:

Bike Anjo BH (Belo Horizonte/MG): Concurso fotográfico com o tema de Bike ao Trabalho; Café da manhã para ciclistas no dia 09/05; distribuição da cartilha de Bike ao Trabalho durante o dia 09/05; Pedal do Happy Hour no dia 09/05, encerrando em um bar com a entrega dos prêmios do concurso de fotos .

 

Pedal Pai D'égua (Belém/PA): Incentivar a população em geral a ir de Bike ao Trabalho no dia 09 de Maio. Dessa forma serão coordenados trajetos, saindo de Belém do Pará, passando pela cidade de Ananindeua e chegando a Marituba, que faz parte da região metropolitana. A saída será às 06:00. A volta será da mesma forma, saindo às 18:00.

 

Pedal Sonoro (Niterói/RJ): O Pedal Sonoro e´ uma atividade quinzenal que acontece em Nitero´i/RJ desde dezembro de 2013, tendo realizado 9 edic¸o~es ate´ enta~o. O Pedal Sonoro ocupa, discute e resignifica o espac¸o urbano atrave´s de passeios de bicicletas com mu´sica tema´tica, difundindo a cultura da bicicleta e contribuindo para a mobilidade urbana.

 

Bike Pinhais (Pinhais/PR): será promovido às quartas o Bike Night na cidade de Pinhais-PR para promover a prática do ciclismo tanto para esporte como meio de transporte.

 

Servidores do Senado Federal (Brasília/DF): Um grupo de servidores do Senado tem se mobilizado para pleitear junto à administração do órgão a disponibilização de infraestrutura de apoio aos ciclistas: bicicletário, vestiários, chuveiros, armários e atualização das normas de vestimentas para autorizar a circulação em determinadas áreas externas em roupas esportivas. Será realizado no dia 9/5 o 2º Bicicletaço do Senado, juntando os servidores para pedalar e mostrar que a bicicleta veio para ficar.

 

Ciclovida - Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Fortaleza/CE): Promoção: a foto "De Bike Ao Trabalho" mais curtida, com a hashtag #FortalezaDeBikeAoTrabalho, ganhará uma camiseta da Ciclovida. A noite tem Happy Hour de Bike a partir das 17h, no Bar do Mincharia, na Praia de Iracema.

 

Bike Anjo SP (São Paulo/ SP): No dia 09 de maio, haverá um café da manhã gratuito para todos os ciclistas que passarem pela Ciclovia da Faria Lima no cruzamento com a Avenida Rebouças das 7h às 10h. Além disso, haverá o Bike Check Up, para dar uma rápida revisada nas bikes de quem parar por lá para tomar um café. A partir das 19h haverá um Happy Hour dos ciclistas no espaço Las Magrelas + oGangorra - Rua Mourato Coelho, 1344 - Pinheiros.

 

Essas e outras iniciativas podem ser vistas no Mapa.

 

No site, já são mais de 660 pessoas que aderiram a nossa campanha, que irá resultar em uma pesquisa sobre ir de bike ao trabalho. Além disso, é possível encontrar diversas cartilhas com dicas de como pedalar ao trabalho ou como organizar sua empresa, organização ou governo para promover o uso da bicicleta.

 

Parceiros: a iniciativa já conta com mais de 60 parceiros entre que estão ajudando na promoção da campanha em suas regiões e realizando ações. A lista de parceiros se encontra AQUI.

 

O dia De Bike ao Trabalho é uma oportunidade para realizar o máximo de atividades possível e ampliar a cultura da bicicleta dentro das organizações brasileiras e mostrar que a bicicleta é uma ferramenta para trazer mais qualidade de vida e motivação aos profissionais.

 

Serviço:

O que: De Bike Ao Trabalho 2014

Data: 09 de maio de 2014

Realização: Bike Anjo

Parcerias: mais de 60 parceiros por todo o Brasil

Saiba mais: debikeaotrabalho.org

Contato: imprensa@bikeanjo.com.br, contato@bikeanjo.com.br

Telefone: (11) 99680-6781

 

Leia também:

Dia de ir De Bike ao Trabalho 

Bicicletas públicas de NY: Primeiras avaliações após um ano de funcionamento 

Jovens lucram vendendo 'banho e estacionamento' para ciclistas em SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário