Vamos poupar vidas no trânsito

Você, motorista, sabe diferenciar os comportamentos seguros dos comportamentos de risco no trânsito?

Notícias
 

 |  Autor: Diário do Grande ABC  |  Postado em: 30 de setembro de 2011

Ciclistas

Ciclistas

créditos: oniasxavier.com.br

Você, motorista, sabe diferenciar os comportamentos seguros dos comportamentos de risco no trânsito? Alguns fatores contribuem muito para reduzir a sua concentração quando você dirige um veículo:


Usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja viva-voz;


Assistir à televisão a bordo enquanto dirige;


Ouvir aparelho de som em volume que não permita escutar os sons do seu próprio veículo, dos outros veículos ou dos passageiros;


Transportar animais soltos e desacompanhados no interior do veículo;


Transportar na cabine objetos que possam se deslocar durante o percurso.


É fato que não conseguimos manter nossa atenção continuamente durante todo o tempo que estamos dirigindo. Constantemente somos levados a pensar em outras coisas, sejam elas importantes ou não. Force a sua concentração enquanto estiver dirigindo. Acostume-se também a observar frequentemente:


As informações no painel e os sinais luminosos;


Os espelhos retrovisores;


A movimentação de outros veículos em todas as direções;


A movimentação dos pedestres, em especial quando você estiver próximo aos cruzamentos;


A posição de suas mãos no volante.


A movimentação dos ciclistas;


A presença de motocicletas.


Para conduzir seu veículo com segurança, é necessário ter certeza de que você está vendo tudo que ocorre à sua volta e de que os outros condutores e pedestres também possam ver você. Certifique-se de que os retrovisores internos e externos estejam em perfeitas condições e corretamente posicionados. Esteja sempre atento a tudo e a todos.


BICICLETAS


Nem todos imaginam a importância da bicicleta como um meio de transporte capaz de interagir eficientemente com todas as outras formas de mobilidade urbana. Além de proporcionar a melhoria do meio ambiente, a bicicleta ajuda a promover a inclusão social. A mudança dos padrões de deslocamento dos habitantes através do uso de meios de transporte não motorizados é crucial para a construção de cidades com padrões de qualidade de vida mais elevados.


O ciclista tem direito de transitar como qualquer outro veículo. Porém, alguns motoristas parecem ignorar os ciclistas, dificultando a circulação das bicicletas e colocando-as em situações de risco de acidente.


Alguns cuidados devem ser mantidos no trânsito em relação aos ciclistas:


Mantenha uma distância lateral mínima de 1,5 metro da bicicleta;


Quando estiver estacionado ou parado procure observar antes de abrir as portas do veículo;


Atenção especial à noite, pois muitos ciclistas descuidados não fazem uso dos dispositivos refletivos previstos em lei, dificultando a própria visualização;


A bicicleta é um veículo silencioso. Ao fazer uma curva com seu veículo, principalmente à direita, assegure-se de que não há nenhuma bicicleta transitando ao seu lado.


MÚLTIPLOS USOS DA VIA


Algumas cidades brasileiras vêm planejando e implantando sistemas cicloviários integrados ao transporte coletivo como a cidade do Rio de Janeiro.


A segurança do ciclista pode ser garantida também por meio da moderação de tráfego, sinalização adequada, educação, além da implantação de ciclofaixas e rotas cicláveis e da construção de ciclovias. A divisão e delimitação física de espaços, em locais de grande fluxo de veículos motorizados, aumentam a segurança tanto para os veículos automotores como para pedestres e ciclistas.


Na Dinamarca, por exemplo, após a implantação e o planejamento de ciclovias, o número de acidentes foi reduzido em 80%, de onde se constata que uma política de mobilidade adequada tende a reduzir de forma significativa o índice de acidentes fatais, e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida urbana. Vamos investir nesta idéia.

 

 

Veja estatísticas sobre mortes causada por acidentes no trânsito:

Registro de mortes no trânsito no Brasil

Quadro comparativo das mortes por acidentes de trânsito  

Número absoluto de óbitos por acidente de trânsito no Brasil por ano

Evolução do número total de óbitos em acidentes de trânsito


 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário