Prêmio de Jornalismo levará vencedor a uma viagem a Nova York

Promovido pelo ITDP Brasil,o 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável permitirá conhecer de perto as melhores práticas internacionais em modos de transporte

Notícias
 

Fonte: Assessoria ITDP Brasil  |  Autor: ITDP Brasil  |  Postado em: 25 de julho de 2014

Ponte Williamsburg, NY: exclusiva para ciclistas e

Ponte Williamsburg, NY: exclusiva para ciclistas e pedestres

créditos: Matthew Weinstein/ The New York Times

 

Tornar o transporte mais eficiente, sustentável e acessível é a melhor forma de promover a melhoria da qualidade de vida e a redução da desigualdade social. Para ampliar e qualificar o debate em torno do tema, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) promove a segunda edição do Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável.

 

"Em todo o mundo, as pessoas não querem mais ficar sentadas em seus carros em engarrafamentos intermináveis, nem se sentir ameaçadas ao sair de bicicleta. Elas querem estar em cidades com uma circulação acessível a todos, em um ambiente saudável e cheio de vida", justifica Clarisse Linke, diretora do ITDP Brasil. "Cidades que enfrentarem seus desafios em mobilidade urbana vão dar um salto e o papel da mídia e do jornalista é decisivo para inspirar essa transformação", complementa Clarisse.

 

Os profissionais da informação têm até o dia 22 de agosto para inscrever suas matérias e artigos relacionados ao tema, publicados em veículos de grande circulação entre janeiro de 2013 a julho de 2014. Um comitê de especialistas selecionará três finalistas (um vencedor e duas menções honrosas), com base em critérios como qualidade das informações, grau de inovação e relevância para a sociedade.

 

Visita a NY

Assim como no ano passado, o vencedor ganhará uma visita técnica a Nova York (EUA) em novembro deste ano para conhecer boas práticas de promoção de transportes de baixo carbono, desincentivo ao uso do automóvel, desenvolvimento urbano sustentável e políticas públicas. 

 

"Nova York mostra que é possível criar uma cidade competitiva ao investir em transportes mais sustentáveis, espaços públicos de qualidade e áreas verdes”, conta o jornalista Julio Lamas, vencedor da primeira edição do prêmio em 2013 com a matéria 'Como desatar este nó', publicada pela revista National Geographic, que concorreu com mais de 50 matérias de 17 veículos diferentes. Para Julio, o prêmio é importante para atrair mais investimento e interesse pelo assunto nas redações. Ele assina atualmente a coluna Urbanidades, no site Planeta Sustentável.

 

 Júlio Lamas (Brasil), Ivan Ramirez (México) e Pablo Tomino (Argentina), vencedores da primeira edição do prêmio


O prêmio ocorre simultaneamente nos escritórios regionais do ITDP México e Argentina. Para se inscrever, baixe o regulamento do prêmio e os termos de autorização do jornalista e editor.

 

O 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana conta com o patrocínio do Banco Itaú e apoio da Transporte Ativo e Andi  - Comunicação e Direitos.

 

Leia também:

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável que busca diminuir o uso do carro em Madri 

Estacionamentos: os novos vilões da mobilidade urbana 

Barcelona tem o melhor sistema de bicicletas urbanas do mundo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário