As iniciativas de Buenos Aires para se tornar uma cidade mais humana

Conheça algumas iniciativas que a capital argentina implantou para melhorar a vida das pessoas na cidade

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Fonte: Arch Daily  |  Autor: Constanza Martínez Gaete  |  Postado em: 25 de agosto de 2014

Buenos Aires implantou políticas públicas para ped

Buenos Aires implantou políticas públicas para pedestres

créditos: Reprodução

 

"A cidade é para as pessoas e devemos mudar o uso das ruas, dos automóveis para as pessoas."

 

Com isso em mente, as autoridades de Buenos Aires propuseram intervenções em alguns espaços públicos da cidade, particularmente no centro, com o objetivo de promover uma cidade mais amigável, sustentável e saudável.

 

Através da implementação de corredores de ônibus na Avenida 9 de Julho, a principal da cidade, o tempo de alguns trajetos foi reduzido de 55 para 18 minutos. Além disso, foram criadas diversas zonas peatonais e foi restringido o tráfego de automóveis no centro. Outra inciativa foi a construção de uma rede de ciclovias e a criação de um sistema público de bicicletas, que colocou o veículo de duas rodas entre as opções viáveis de transporte urbano diário.

 

Saiba mais detalhes sobre essas intervenções a seguir.

 

Metrobus na Avenida 9 de Julho

Uma das medidas mais emblemáticas foi a remodelação realizada  em 2012 na Avenida 9 de Julho, principal da cidade e considerada a via urbana mais larga do mundo.

 

Até antes do novo projeto, a avenida funcionava como uma rodovia que cruzava o centro com tráfego truncado e lento. No entanto, isso pôde ser revertido em apenas seis meses e meio, período em que foram implementados quatro corredores de ônibus na avenida, melhorando as condições de transporte para 200 mil passageiros diários.

 

Essa iniciativa ocasionou, em alguns casos, a redução do tempo de deslocamento no centro da cidade de 55 minutos para módicos 18.

 

Ruas centrais para os pedestres

A primeira rua de Buenos Aires exclusiva para pedestres foi a Rua Florida, que em 2013 teve seu percurso estendido para a rua vizinha, Bartolomé Mitre. Para realizar essa mudança com sucesso foi necessário alterar os usos de alguns espaços, principalmente aqueles destinados aos carros, o que permitiu ampliar a largura das calçadas.

 

Assim, se antes o espaço ocupado pelos carros chegava a 80% da área total dos espaços públicos, agora essa cifra passou para 40%. Além disso, para evitar congestionamentos nas ruas do centro, foi estabelecido que os automóveis só podem trafegar pela região entre as 11h e as 16h.

 

Como medida se segurança, foi estipulado o limite de velocidade em 10 km/h na região central.

 

Sistema de bicicletas públicas

Segundo a diretora de Mobilidade Sustentável de Buenos Aires, Paula Bisiau, em 2009, antes da inauguração do Ecobici, ninguém usava a bicicleta como meio de transporte; esta era vista como um meio recreativo de finais de semana.

 

De acordo com os planos da capital argentina, no início do próximo ano a cidade terá 200 estações de aluguel de bicicleta, ou seja, 158 a mais que o número atual de estações em funcionamento. Além disso, serão acrescidos 100km de ciclovias aos 130km existentes. Como incentivo ao uso das bicicletas, a primeira hora de trajeto é gratuita.

 

Via Plataforma Urbana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.

 

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