SP: Estudos da CET apontam que faixas exclusivas registraram mais ônibus

Segundo estudo da CET, a quantidade de ônibus subiu 3,9% no pico da manhã, de 5.939 ônibus para 6.138

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 28 de agosto de 2014

Faixa de ônibus na Avenida 23 de Maio

Faixa de ônibus na Avenida 23 de Maio

créditos: Fábio Arantes / Secom

 

Estudo feito pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, aponta que o número de ônibus nas faixas exclusivas aumentou. Foram analisadas nove locais que possuem as faixas exclusivas, e a quantidade de ônibus subiu 3,9% no pico da manhã, de 5.939 ônibus para 6.138. No pico da tarde, o aumento foi de 3,6% passando de 4.929 para 5.108 veículos de transporte coletivo.

 

Entretanto, na extensão total das nove rotas levadas em consideração pelo estudo considerando também trechos que não são dotados de faixas exclusivas para o transporte público, houve queda de 3,7% no número de coletivos circulando. Nos horários de pico, a alta foi de apenas 0,1%. Também nos mesmos locais, ainda nas nove rotas, houve queda no número de carros de 6%.

 

A pesquisa mostra que os automóveis ficaram 16% mais tempo parados nas vias com faixas em 2013 em relação a 2012, e no pico da tarde, este aumento foi de 7%. Já em relação a perda de tempo em congestionamentos dos carros o índice aponta em 30% no período da manhã e de 33% no pico da tarde. Este fato se dá pelo excesso de veículos, na grande esmagadora maioria, os próprios carros, além de semáforos.

 

Leia também:

Quer transformar a Avenida Paulista num grande calçadão aos domingos? 

Da ciclovia de Copenhague à de São Paulo: o porquê das bicicletas 

São Paulo tem sinalização deficiente para usuários de ônibus, pedestres e ciclistas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário