Condutores de peruas escolares querem usar faixas de ônibus no Recife

Representantes de condutores de veículos escolares da capital pernambucana pede a liberação do tráfego em corredores exclusivos de ônibus da cidade

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Diário de Pernambuco/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 07 de outubro de 2014

Transporte escolar deve usar faixas do transporte

Transporte escolar deve usar faixas do transporte coletivo?

créditos: Reprodução

 

O sindicato dos condutores do transporte escolar do Recife (Sintespe) lidera um movimento de protesto contra o veto do governo municipal ao projeto de lei que pretendia a liberação das faixas exclusivas de ônibus/táxi para esta modalidade. 

 

O Movimento de Valorização do Transporte Escolar e Respeito ao Usuário de Recife, como é chamado, marcou uma manifestação para o próximo dia 15 de outubro, em frente à sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, para tentar derrubar esta decisão. A manifestação reivindica também mais vagas para embarque/ desembarque dos estudantes nas imediações das escolas.

 

Transporte escolar x carros

Segundo o sindicato da categoria, um parecer do departamento jurídico da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) teria informado ao procurador que a inclusão de novos modais, a exemplo do escolar, poderia comprometer a eficiência nas faixas azuis que vêm sendo criadas pela CTTU. 

 

Para os condutores, no entanto, os cerca de 680 veículos de transporte escolar colaboram com o trânsito, evitando que em média 18 mil automóveis particulares se desloquem até a porta das escolas no horário de pico. 

 

Após denúncia do Sintespe à procuradoria, a CTTU teria criado uma vaga para cada uma das 28 escolas selecionadas. A categoria defende que na verdade deveria ser realizado um estudo para constatar a quantidade suficiente de vagas. 

 

Outro lado

Em reunião entre a CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano) e diretores do Sintespe, o representante do órgão informou que seria obrigação das escolas criarem suas vagas. Para a engenharia de trânsito, criar mais de uma vaga de embarque e desembarque para o transporte escolar seria tirar o espaço do carro de passeio. 

 

Leia também:

Primeira rua do Recife exclusiva para pedestres está com obra atrasada 

Lixo, carros e buracos dificultam mobilidade dos moradores de Olinda 

Improviso marca BRT em Camaragibe (PE) 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário