Corredor de ônibus BRT, bem-avaliado pelo ABC, pode ser solução para São Paulo

33.340 moradores da capital forma ouvidos sobre as necessidades de quem vive em São Paulo

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 |  Autor: Célia Moreno SEGS  |  Postado em: 13 de outubro de 2011

São Paulo

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créditos: palavraacida.com

A Câmara Municipal apresentou, na tarde desta terça-feira, 11/10, os resultados da consulta pública “Você no Parlamento”, realizada pela Rede Nossa São Paulo, que ouviu 33.340 moradores da capital sobre as principais necessidades dentro de 18 temas. A prioridade para ações envolvendo corredores de ônibus foi a que ganhou maior porcentual de adesão entre todas as propostas da pesquisa: 77,41%. Na área de transportes, o segundo lugar ficou com a redução do preço das passagens (58,95%). Demandas antigas que têm experimentado pouca evolução.
 

Já no ABC, desde 1997, opera um corredor de ônibus que liga a capital paulista à região, que é um exemplo de sucesso. Com 33km de extensão, o corredor ABD, operado pela Metra, liga as zonas Leste (São Mateus) e Sul (Jabaquara) de São Paulo passando, ainda, pelas cidades de Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC. “O corredor vem, há anos, dividindo com o Metrô a liderança na preferência dos usuários, segundo pesquisas de satisfação feitas pela Agência Nacional de Transporte Público. O que é bom para o ABC pode ser solução para São Paulo”, afirma diretor da Metra, Carlos Alberto Sigliano.

 
Além de garantirem maiores velocidades de operação para os ônibus – 21 km/h contra 11 Km/h nos corredores convencionais -, que não precisam disputar espaço com outros veículos, os corredores BRT (Bus Rapid Transit) trazem outras vantagens que encurtam o tempo de viagem dos usuários. Entre elas estão o embarque e desembarque mais rápidos, em função das plataformas serem feitas no mesmo nível do piso do ônibus; o pagamento da passagem antes do embarque, que reduz o tempo de parada; e áreas de ultrapassagem que evitam filas de ônibus nos pontos.

 
A operacionalização programada e a exclusividade da operação refletem também na relação custo-benefício. A passagem para circular nos ônibus da Metra custa R$ 2,90 enquanto que em São Paulo o custo do bilhete é de R$ 3,00.
 

Ao todo foram abordados 18 tema importantes para a qualidade de vida dos moradores da cidade, com base nos indicadores de Referência de Bem-Estar do Município – Irbem, elaborado pela Rede Nossa São Paulo.

 

 

 


 


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