Avenida Glicério, em Campinas (SP), terá ciclovia

Avenida terá calçada mais larga, barracas padronizadas, fiação subterrânea, e uma ciclovia. As obras começam em janeiro

Notícias
 

Fonte: CBN Campinas  |  Autor: Glaucia Franchini  |  Postado em: 28 de outubro de 2014

Avenida ganhará melhorias para pedestres e ciclist

Avenida ganhará melhorias para pedestres e ciclistas

créditos: CBN Campinas

 

A partir de janeiro devem começar as obras da revitalização da Av. Francisco Glicério em Campinas (SP), com intervenções anunciadas pela prefeitura, calçada mais larga, barracas padronizadas, fiação subterrânea, e agora a novidade: uma ciclovia. Tudo custeado pela iniciativa privada. O Secretário de Transportes, Carlos Barreiro, diz que a ideia da área para ciclistas já foi apresentada na câmara com trajeto e extensão previstos.

 

Com o anúncio, a reportagem aproveitou para questionar previsões de outras ciclovias. Por exemplo, da Av. Baden Powell, no Jardim Nova Europa. Em setembro o secretário disse que ficaria pronta até final de outubro. Já entrando em novembro e a obra se quer começou. Carlos Barreiro disse que nesse caso houve alguns imprevistos.

 

Na Baden Powell são pouco mais de 1,6 km de ciclovia. Nesse caso, a construção se dá por parceria privada. Até o final do ano, a prefeitura prevê quase 15 quilômetros de ciclovia em Barão Geraldo, na Av. Norte Sul, Theodureto de Almeida Camargo, Washington Luiz e Nova Aparecida. Até o dia 27 de outubro nenhuma das obras tinha começado.

 

Com prazos apertados e atrasos nas previsões, a pergunta para o Secretário de Transportes é se vai dar tempo. Ativistas já questionam as promessas da prefeitura. Carlos Barreiro diz que quando começar, as obras ganham ritmo.

 

Até 2016, a prefeitura de Campinas prevê 100 quilômetros de ciclovia na cidade. Atualmente, são 27 km de ciclofaixas. Enquanto as ciclovias são especificas e permanentes para os ciclistas, ciclofaixas se tornam de vez em quando um espaço para esse fim, com um viés de lazer.

 

Leia também:

Cidades brasileiras com projetos de VLT

Projeto abre caminho para o VLT em Campinas

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário