MoMa discute "urbanismo de guerrilha"

Atividade e exposição analisam ações intuitivas de projeto urbano, criadas de baixo para cima, em Hong Kong, Istambul, Lagos, Mumbai, Nova York e Rio de Janeiro

Notícias
 

Fonte: MoMa  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 12 de novembro de 2014

MoMa discute

Cartaz do evento em NY: Rio na fita

créditos: MoMa


Uneven Growth, Tactical Urbanisms for Expanding Megacities é um projeto desenvolvido pelo MoMa, de Nova York para estudar novas possibilidades arquitetônicas capazes de atender ao crescimento rápido e irregular de seis metrópoles mundiais: Hong Kong, Istambul, Lagos, Mumbai, Nova York e Rio de Janeiro. O resultado desse trabalho, ao longo de 14 meses, estará sendo exibido no Museu de 22 de novembro de 2014 a 10 de maio de 2015. 

 

Nos últimos anos, a abordagem do urbanismo tático surgiu na forma de iniciativas cotidianas, diárias, de baixo para cima, de forma a atender a problemas locais, em contraponto a uma noção clássica de planejamento, de cima para baixo. O evento Uneven Growth (crescimento desigual) questiona se os profissionais de arquitetura e desenho urbano podem aprender com essa evolução e apresentar propostas urbanísticas baseadas nessas práticas intuitivas.

 

A exposição apresenta proposta de desenho urbano com desenhos, representações, animações e vídeos produzidos por seis equipes interdisciplinares de profissionais locais e especialistas internacionais, cada um tratando de uma cidade específica. E, para explorar ainda mais essas idéias, o Museu publicou um livro e criou um Tumblr que recolhe exemplos desse urbanismo de guerrilha nas seis cidades.
 

A mostra, que segue até maiso de 2015, é organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, em colaboração com o Museu de Artes Aplicadas (MAK), de Viena.

 

Uneven Growth: Tactical Urbanisms for Expanding Megacities
November 22, 2014 – May 10, 2015
Architecture and Design Galleries, third floor
MoMa, Nova York
Informações no site do museu 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário