Uma 'caixa-preta' para bicicletas

Já existe uma câmera para ciclistas que detecta acidentes: é a RideEye, uma espécie de 'caixa-preta'

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Luísa Zottis  |  Postado em: 24 de novembro de 2014

Andar de bike nas cidades requer muito cuidado

Andar de bike nas cidades requer muito cuidado

créditos: SF Bike/Flickr

 

Por incrível que pareça, alguns pedestres na Rússia forçam o próprio atropelamento para se beneficiar com seguros-acidente ou mesmo chantagear motoristas. Situação que forçou muitas pessoas a instalar câmeras nos seus carros a fim de evitar esse tipo de fraude, como você pode ver na compilação de vídeos (bem surreais, diga-se de passagem) abaixo.

 

 

O trânsito é a oitava causa de mortes em todo o globo, e na Rússia os pedestres correspondem a 33% das vítimas fatais – são maioria. Quando os mais vulneráveis forçam o próprio acidente, contudo, podem ser interpretados como vilões do trânsito, quando na verdade deveriam ser os mais protegidos.

 

A Rússia é um caso à parte, pois nunca ouvimos falar de nada parecido. Mas pensando em dimensões globais, há que questionar como garantir a segurança dos que mais precisam – pedestres e ciclistas – e salvar vidas no trânsito. As políticas públicas e o planejamento do ambiente viário, paralelamente a outras ações, devem protagonizar essa resposta. Mas dispositivos tecnológicos pessoais também têm um papel a desempenhar.

 

É o caso da RideEye, uma câmera que pode ser acoplada à bicicleta. Até aí, nada de novo. Mas ela tem uma habilidade ímpar: detectar acidentes. Essa é a funcionalidade-chave do equipamento, que grava continuamente, ou seja, a memória nunca acaba – ela sobrescreve os dados já gravados. Depois de sofrido um acidente, a RideEye salva tudo previamente capturado. Sem perigo de perder as evidências mais importantes.

 

É triste e revoltante ver casos em que veículos automotores atingem pedestres e ciclistas sem a devida punição. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e em acidentes assim, quando é uma palavra contra a outra, mais ainda. Por isso, toda e qualquer medida que proteja os mais vulneráveis de condutas perigosas e falsos testemunhos é válida.

 

(Foto: Divulgação/RidEye)

 

Este post foi baseado em produção original do Tree Hugger.


Leia também:

As dez bicicletas mais bonitas do mundo 

Conheça a Yerka Bike: a primeira bicicleta 'a prova de roubo' do mundo 

Mais de quatro bicicletas são furtadas ou roubadas por dia em São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário