'Pedala Maninho', projeto quer incentivar uso de bicicleta em Manaus

Pedala Manaus e Guaribike promovem ação de inclusão social e manutenção de bikes que visa levar às comunidades mais desassistidas o debate da mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: Pedala Manaus  |  Autor: Pedala Manaus  |  Postado em: 05 de dezembro de 2014

Pedala Maninho dia 14/12 a partir das 09hs

Pedala Maninho acontece no domingo, dia 14

créditos: Pedala Manaus

 

Pedala Maninho é um projeto que visa levar às comunidades mais desassistidas a oportunidade de debater o tema mobilidade urbana usando a bicicleta como ator principal. Além da dar voz aos jovens e as famílias, o projeto tem como foco a capacitação de mão de obra com realização de oficinas de manutenção de bicicletas com profissionais da área estimulando a autonomia e abrindo mais esta possibilidade de locomoção com a bicicleta.

 

A realização tanto das oficinas de manutenção, de painéis sobre o tema mobilidade, escola de bike anjo para ensinar adultos a pedalar, são totalmente voltadas para  o estímulo ao uso da bicicleta tanto como lazer, quanto como meio de transporte.

 

O que é
Um projeto de inclusão social e qualidade de vida desenvolvido e organizado pelo Pedala Manaus e os grupos de pedal Guaribike e Speed Bike para os jovens da periferia.

 

O projeto Pedala Maninho tem o objetivo de estimular a autonomia dos jovens, melhorar as possibilidades de locomoção e acrescentar mais vozes da periferia aos debates urgentes sobre o direito de ir e vir nas cidades.

 

Como funciona

A iniciativa pretende mitigar alguns dos problemas que os moradores do bairro do Puraquequara enfrentam, tais como o transporte público ineficiente, superlotação e as poucas opções de mobilidade. As bicicletas, além de ser uma ótima forma de lazer, também são utilizadas para a prática de esporte e como meio de transporte. O baixo custo de sua aquisição e manutenção torna essa realidade um pouco mais acessível para estas pessoas.

 

Serão promovidos consertos de bicicletas e aulas rápidas sobre mecânica, com as oficinas de manutenção de bicicleta. Além disso, serão realizadas:

  • Escola Bike Anjo para ensinar adultos a pedalar;
  • Palestras e painéis sobre o uso e benefícios da bicicleta;
  • Recuperação de bicicletas;
  • Painel sobre mobilidade urbana;
  • Doação de 30 bicicletas já recuperadas;
  • Atividades lúdicas para crianças (pintura, desenho, jogos, etc.)
  •  

Serviço

O Pedala Maninho acontecerá no dia 14 de dezembro na Associação de Moradores do Bairro Puraquequara, localizada na zona leste da cidade de Manaus. As atividades terão início às 09h e se estenderão até às 12h.

 

Qualquer pessoa que entenda de mecânica que tenha uma bike, peças ou ferramentas para doar ou quer ajudar a divulgar, a participação será muito bem vinda.

 

Leia também:

Jovens revitalizam pontos de ônibus no centro de Manaus

Manaus, a mais rica da Amazônia, não investe na sinalização para pessoas

Com menos de 10% do prometido, ciclovia em Manaus ainda não é realidade e obras estão paradas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário