Rebaixamento do meio-fio para estacionamento é questionado pelo MP em Cuiabá

Para o órgão, a norma conhecida como Lei de Rebaixamento do Meio-Fio é uma afronta à acessibilidade

Notícias
 

Fonte: Circuito Mato Grosso  |  Autor: Circuito Mato Grosso  |  Postado em: 23 de janeiro de 2015

Em Cuiabá MP defende calçadas para pessoas com def

MP diz que autos não podem invadir calçadas em Cuiabá

créditos: Circuito Mato Grosso

 

O Ministério Público (MPE-MT) ingressou com ação questionando a constitucionalidade da Lei Municipal 354/2014, que permitiu o rebaixamento de meio-fio nas ruas de Cuiabá para a implantação de estacionamentos de carros. A lei foi sancionada em outubro do ano passado pela Câmara Municipal de Vereadores, após veto do chefe do Poder Executivo.

 

Nos autos, o órgão alega que a norma é uma afronta à Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência, pois compromete a acessibilidade e a mobilidade urbana. Foi destacado também que com o rebaixamento do meio-fio para a implantação de estacionamentos, o espaço nas calçadas para a passagem de pedestres será reduzido consideravelmente.

 

“Com a modificação, os veículos poderão disputar os passeios públicos com os pedestres, ocorrendo um retrocesso legislativo que afronta, também, a Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência, internalizada no nosso ordenamento jurídico com status de emenda constitucional”, afirmou o MPE.

 

Outro ponto abordado na ação refere-se à competência para a apresentação de projeto de lei relacionado ao gerenciamento urbano. O argumento é de que a matéria é tipicamente administrativa e que, portanto, não poderia ter sido proposta pela Câmara Municipal. “Compete ao Poder Executivo, e não ao Poder Legislativo, a iniciativa de leis de caráter concreto relacionadas ao planejamento urbanístico”, sustentou.

 

Também consta na ação que não houve qualquer tipo de planejamento para a modificação da lei de gerenciamento urbano. O projeto foi aprovado e sancionado pela Câmara Legislativa em apenas dois meses. A referida lei alterou os artigos 232 e 234 da Lei Complementar 004/1992.

 

A ação direta de inconstitucionalidade (Adin) foi proposta pelo procurador-geral de Justiça adjunto, Hélio Fredolino Faust, no dia 17 de dezembro, após representação dos promotores de Justiça que atuam na Defesa da Ordem Urbanística em Cuiabá, Carlos Eduardo Silva e Gerson Barbosa.

 

Em 2014, comerciantes e lojistas da região central de Cuiabá entraram com uma ação para tentar readequar a lei, para que evite o estacionamento irregular de carros para garantir a acessibilidade de pedestres, cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção.

 

Leia também:

Em Juiz de Fora (MG), população poderá opinar sobre o transporte público 

Em Sorocaba (SP), calçadas do centro começam a ser ampliadas

Prefeitura de Salvador responde sobre calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário