Tarifa de ônibus poderá ter reajuste em Ponta Grossa (PR)

Com impactos do aumento no óleo diesel e a redução de benefícios fiscais na folha de pagamento, Viação Campos Gerais (VCG) pode pedir revisão da tarifa ainda neste ano

Notícias
 

Fonte: Jornal da Manhã  |  Autor: Jornal da Manhã  |  Postado em: 26 de março de 2015

Alta nos insumos pode ser repassada ao consumidor

Alta nos insumos pode ser repassada ao consumidor

créditos: Stiven de Souza

 

Com o aumento de 7% no óleo diesel e a redução de benefícios fiscais sobre a folha de pagamento, a Viação Campos Gerais (VCG) pode pedir uma nova revisão na tarifa ainda neste ano. Através da assessoria de imprensa, a concessionária admitiu a possibilidade de impacto dos ajustes fiscais do Governo Federal na planilha de custos e também destacou o reajuste salarial dos motoristas e cobradores, previsto para 1º de maio.

 

Segundo o contrato de concessão com o município de Ponta Grossa, a planilha da VCG deve ser revista anualmente e sempre que a elevação de custos acumulados ultrapasse 7%. “Com o aumento do óleo diesel, a revisão da desoneração da folha de pagamento de 2% para 4,5% prevista para junho e a data base dos funcionários em maio, é bastante possível que o impacto atinja este patamar antes de 12 meses e seja necessária uma nova revisão”, informou a Viação.

 

A redução dos benefícios sobre a folha de pagamento das empresas foi publicada no Diário Oficial da União há um mês. No entanto, como se trata de Medida Provisória (MP), depende de aprovação do Congresso para se tornar lei federal. De acordo com a medida, as empresas de transporte deverão pagar 4,5% de contribuição previdenciária sobre a receita bruta – 125% a mais do que o valor praticado hoje. “Esperamos que este aumento seja revisto, pois tem encontrado resistência no Congresso e também que outras políticas em prol da desoneração do transporte surjam para minimizar estes impactos”, disse a VCG.

 

O reajuste pretendido pelos motoristas e cobradores ainda não foi definido. O sindicato da categoria (Sintropas) ainda elabora a pauta de reivindicações que será apresentada à empresa. Os trabalhadores têm discutido a possibilidade de um aumento de 20% na remuneração.

 

Câmara debate custos do transporte

O vereador Pietro Arnaud (PTB) levou a discussão sobre um possível novo reajuste na tarifa à sessão da Câmara desta quarta-feira. De acordo com o parlamentar, o preço da tarifa pode chegar a R$ 3,14 com a alteração na alíquota da folha de pagamento, o aumento no óleo diesel e a data base da categoria. Pietrou utilizou a inflação nos custos do transporte para pedir a aprovação do projeto 23/2015, que prevê a eliminação das funções de cobradores nos ônibus da Viação Campos Gerais (VCG) para reduzir a tarifa. A proposta aguarda parecer do vereador Daniel Milla (PSDB). O parlamentar fará uma audiência pública na próxima segunda-feira para debater a iniciativa de Pietro.

 

Leia também:

Primeira ciclorrota de Curitiba é inaugurada

Ciclovias estimulam pedaladas em cidade do interior do Paraná

Governo e cicloativistas incentivarão o uso da bicicleta no Litoral do Paraná

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário