Pesquisador do IAU-USP analisa desafios do transporte urbano para a Copa de 2014

Pesquisador do IAU-USP analisa desafios do transporte urbano para a Copa de 2014

Notícias
 

 |  Autor: inteligemcia.com.br  |  Postado em: 31 de outubro de 2011

Simulação

Simulação

créditos: blogdonavarro.com

Discutir os desafios do transporte urbano para a Copa de 2014 e quais benefícios que este evento poderá trazer para a infraestrutura das grandes metrópoles. Essa é a proposta do Instituto Goethe/DAAD, que está organizando uma série de palestras para debater o tema, analisar os déficits no transporte urbano das cidades sedes e propor novas concepções de mobilidade urbana. No próximo dia 3 de novembro, o professor titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos, Renato Anelli, irá abordar a situação do transporte público a partir da década de 1970 até hoje. O evento será realizado na sede do instituto em São Paulo, às 19 horas.


Coordenador do programa de pós-graduação do IAU-USP, Anelli tem como um de seus focos de estudo a questão das redes de infraestrutura como estratégia urbanística. Um dos temas abordados em sua palestra será a origem da idéia do Estádio em Itaquera na concepção de um subcentro urbano no leste da capital paulista elaborada na década de 1970 com o objetivo de descentralizar São Paulo. Foi essa concepção que levou o metrô até o local onde ocorrerá a abertura da Copa, oferecendo uma capacidade de transporte seria suficiente para servir aos jogos, se já não estivesse superlotada com a demanda cotidiana.


Anelli também irá analisar essa situação em relação ao oferecimento do transporte público na cidade. “Após um período de declínio de usuários em relação a outros modos de transporte nos anos 90, constata-se uma reversão nos últimos anos decorrente de medidas como a criação do bilhete único, corredores de ônibus, entre outras. No entanto, esse novo fluxo levou algumas linhas, principalmente em direção ao leste, ao limite de sua capacidade”.


O pesquisador ainda levará o público a debater questões como o limite da capacidade do transporte público, a (não) prioridade das autoridades na implantação de novos corredores de ônibus, linhas de metrô e trens com vistas à Copa, as vantagens que o evento poderá trazer para o transporte em São Paulo, entre outras reflexões.


Os interessados em participar da palestra devem se inscrever pelo site alumniportal.deutschland.org


Blog – Um dos principais temas da atualidade brasileira, a mobilidade urbana durante a Copa também é o assunto central do blog (http://copasaopaulo.wordpress.com ) criado por Anelli e por alunos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP. Com o tema “SP 2014: Copa, mobilidade e urbanismo”, o espaço criado na web pelo pesquisador traz notícias, artigos e discussões sobre a capacidade da infraestrutura paulistana para abrigar o maior evento esportivo do mundo.
  

Mais notícias sobre São Paulo-SP:
 

'Multa tripla' por calçada passa a valer
Ministério Público investiga lotação no metrô de SP
São Paulo terá em breve uma nova ciclovia
Mais de cem câmeras já multam desrespeito ao pedestre em SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário