Cadeirantes sofrem para embarcar em ônibus na Estação São Gabriel em BH

Elevador quebrado e falta de organização atrasam viagens de pessoas com deficiência em estação do Move, o BRT mineiro

Notícias
 

Fonte: R7 e Record Minas  |  Autor: R7 e Record Minas  |  Postado em: 11 de junho de 2015

Problemas de acessibilidade prejudicam usuários em

Problemas de acessibilidade prejudicam usuários em BH

créditos: Record Minas

 

Tumulto para entrar nos ônibus, bebedouros estragados, elevadores quebrados. Se isso já incomoda qualquer passageiro, é um transtorno incalculável para os cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida, como os idosos.

 

A reportagem da Record acompanhou um cadeirante na Estação São Gabriel, na região nordeste de BH, para verificar os problemas apontados. No meio da multidão, Edson Marcos gravou um vídeo para mostrar os riscos que enfrenta diariamente para ir ao trabalho. "Daqui a pouco o Move vai chegar e não tem preferência para cadeirante. E nenhum funcionário para ajudar."

 

Thiago Helton, jornalista da Record Minas, acompanhou o Edson durante um dia para mostrar suas dificuldades. Os corredores da estação são amplos, mas o primeiro problema encontrado foi um elevador quebrado. Com isso, os cadeirantes precisam dar a volta e atrasar o percurso para encontrar um equipamento que funcione. "Todo dia são 20 ou 30 minutos para conseguir entrar no Move."

 

O cadeirante também passa sede, já que os bebedouros estão estragados. Com relação aos problemas apresentados, a BHTrans afirmou que os elevadores foram consertados e os bebedouros, que quebraram por atos de vandalismo, vão passar por reparos. Depois da reportagem, a BHTrans instalou uma placa na plataforma para explicar que pessoas com dificuldade de locomoção, idosos e gestantes têm preferência para embarcar.

 

Segundo dados do IBGE, 45 milhões de brasileiros, ou 24% da população, tem alguma dificuldade de locomoção. Apesar disso, é notória a dificuldade ou falta de interesse do poder público em adaptar as cidades para este público.

 

Para ler a matéria original e assistir ao vídeo clique aqui

 

Leia também:

Ministro anuncia recurso de R$1,75 bi para metrô de BH

Homens são 76% dos envolvidos em acidentes de trânsito em BH

Ciclistas de BH querem se reunir no Ministério Público para discutir ciclovias


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário