Mobilize assina carta-convite a Haddad: Vamos a pé, prefeito?

Documento foi entregue nas mãos do mandatário durante inauguração da ciclovia da Av. Bernardino de Campos. Entidades querem acompanhá-lo a pé de sua casa à prefeitura

Notícias
 

Fonte: Cidadeapé  |  Autor: Du Dias  |  Postado em: 24 de agosto de 2015

Prefeito recebe convite durante inauguração de cic

Prefeito recebe convite durante inauguração de ciclovia

créditos: Cidadeapé

 

As diversas entidades que defendem melhores condições de caminhabilidade na cidade de São Paulo entregaram neste domingo (24) uma carta-convite ao chefe do executivo paulistano Fernando Haddad, em mãos. A proposta é para que durante o Dia Mundial Sem Carro este ano, entidades e executivo façam juntos o deslocamento a pé entre a residência do prefeito e seu gabinete.

 

O documento - assinado pela Cidadeapé (Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo), o blog Pé de Igualdade (Mobilize), movimentos Sampapé e Corridaamiga e pelo portal Mobilize Brasil - tem como objetivo ressaltar os desafios que enfrentam aqueles que se deslocam a pé pela cidade e a importância de investir prioritariamente no modal.

 

A seguir, a íntegra da carta entregue durante evento na avenida Paulista neste domingo (23):

 

Exmo. Sr. Prefeito Fernando Haddad e Sr. Secretário de Transportes Jilmar Tatto,

 

Em nome das organizações que promovem a mobilidade a pé na cidade de São Paulo, gostaríamos de convidá-los a ir ao trabalho A PÉ no Dia Mundial Sem Carro deste ano (22 de setembro de 2015).
Na cidade de São Paulo, um terço de todos os deslocamentos diários são feitos exclusivamente a pé (Pesquisa de Mobilidade Urbana do Metrô 2012), além de todas as viagens em transporte público que sempre se iniciam e terminam a pé. Porém, apesar de ser o modo de transporte mais utilizado na cidade, historicamente é o modo mais negligenciado pelas políticas e investimentos públicos e urbanos. O resultado é triste e preocupante, levando, apenas no último ano, à morte de 1249 pessoas no trânsito, dos quais 45% pedestres (555 pessoas), ou 3 pedestres mortos a cada dois dias (Relatório de acidentes de trânsito fatais, CET 2015). Desta forma consideramos crucial e urgente que as autoridades se demonstrem interessados nas realidades de quem se desloca a pé na cidade.
Na Semana da Mobilidade de 2014 o trajeto da residência do prefeito até a prefeitura foi realizado de bicicleta, demonstrando a preocupação da gestão em reconhecer os modos de deslocamento ativos. Em 2015 a Prefeitura de São Paulo continua trabalhando para uma cidade mais humana com implementação de projetos como a qualificação de 1 milhão de m² de calçadas e a redução de velocidades nas vias.
Dito isso, nós da SampaPé!, Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, Corridaamiga, Pé de Igualdade e Mobilize Brasil os convidamos a experimentar realizar o trajeto de sua residência até a prefeitura em nossa companhia no dia 22 de setembro de 2015 – Dia Mundial Sem Carro, enquanto observamos os pontos positivos e negativos de se deslocar a pé em São Paulo.
Melhorar a infraestrutura de mobilidade a pé é bom para a cidade e para as pessoas.
Com a certeza de que nos veremos no dia 22 de setembro,

 

SampaPé!
Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo
Corridaamiga
Pé de Igualdade
Mobilize

 

Leia também:

Cidadeapé publica carta aberta sobre atropelamentos em SP

"Cidade a Pé" promove atividades lúdicas no dia do pedestre em SP

ANTP apoia redução da velocidade em ruas e avenidas de SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário