BRT em Vitória, desde que interligado a ferrovia e aquaviário, diz estudo

Estudo do Crea-ES questiona projeto atual do governo e propõe utilização de BRT associado a outros modais, conforme adequação do transporte a cada município da região

Notícias
 

Fonte: Portal do CREA-ES  |  Autor: Portal do CREA-ES  |  Postado em: 24 de agosto de 2015

Terminal aquaviário em Vitória: local de embarque

Terminal aquaviário em Vitória: local de embarque e lazer

créditos: Crea-ES/ Reprodução

 

O projeto do governo do ES de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) para a região metropolitana de Vitória é questionada por um estudo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/ES). 

 

Segundo esse estudo, desenvolvido pelo grupo de trabalho (GT) de infraestrutura e mobilidade urbana do Crea, nem todas as cidades da Grande Vitória têm total capacidade territorial para receber a implantação do BRT. A alternativa, dizem os especialistas, deve contemplar um sistema de transporte público multimodal, com ferrovia e aquaviário. 

 

A proposta desenvolvida pelos engenheiros envolve a implantação do BRT em alguns municípios, como Serra, Cariacica, Vila Velha (nos locais que o espaço territorial poderá absorver o BRT), e a utilização de infraestrutura ferroviária existente como a ferrovia Vitória-Minas, além da criação de sistema aquaviário interligando os municípios de Vila Velha, Cariacica e Serra.

 

Na alternativa proposta pelo Crea, o transporte coletivo rodoviário, inclusive o BRT, estaria interligado aos modos aquaviário e ferroviário, como concentrador de demanda. “Temos cada vez mais pessoas na rua e com a redução de investimentos decorrente da crise, devemos buscar reutilizar alguns meios, como a linha férrea que atualmente é usada na condução de cargas. Mas, como há controle e programação da linha, é possível intercalar com o transporte de passageiros”, explica o presidente do Crea, Helder Carnielli. 

 

Modelo que atenda à população

O engenheiro eletricista Henrique Zimmer, que coordena o GT, explica que o projeto sugerido pelo Conselho também indica a construção de infraestrutura com espaço para utilização diversa, incluindo as estações do sistema aquaviário no município de Vila Velha e na Foz do Rio Santa Maria, atendendo os municípios de Cariacica e Serra. 

 

“Nosso objetivo é que seja implantado um modelo realmente eficiente e eficaz para a sociedade que precisa se locomover utilizando o transporte público. Esse mesmo espaço também pode ser utilizado para a construção de áreas de esporte e lazer”, destaca Zimmer. 

 

O engenheiro critica o modelo atual apresentado em audiência pública pelo governo do Estado, por acreditar que privilegiará o transporte individual e não quem realmente necessita do transporte público eficiente e de qualidade: 

 

“Nem todas as cidades da Grande Vitória têm capacidade para receber a implantação do BRT; por isso estamos apresentando um modelo alternativo. Não existe modal ruim, existe território inadequado para determinado modal”, argumenta Zimmer.   

 

Veja a proposta do Crea-ES na íntegra. 

 

Leia também:

Aquaviário da Grande Vitória tem edital cancelado

Começam obras da primeira rua exclusiva para pedestre no polo da Glória em Vila Velha (ES)

Governo do ES vai desapropriar 67 áreas para corredor de ônibus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário