Em Natal, lei que exige cadastro de idosos para gratuidade em ônibus é suspensa

Decisão liminar foi publicada pela 2ª vara da Fazenda Pública de Natal. Ação da Defensoria Pública Estadual também pede danos morais coletivos

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 26 de agosto de 2015

Preenchimento de formulário para idosos suspenso

Idosos não terão mais de preencher formulário

créditos: Reprodução/Inter TV Cabugi

 

A juíza Francimar Dias, da 2ª vara da Fazenda Pública de Natal, acatou o pedido da Defensoria Pública do Estado (DPE) e suspendeu a eficácia da lei que exigia o preenchimento de formulários por idosos para ter acesso à gratuidade no transporte coletivo. A decisão foi publicada na tarde desta terça-feira (25) e entra em vigor a partir da notificação das empresas de transporte da capital potiguar.

 

De acordo com a defensora pública Cláudia Queiroz, responsável pela Ação Civil Pública que resultou na liminar, a decisão suspende o artigo 2º da lei municipal 423/2015, que estabelece o preenchimento de formulário com nome, identidade e data de nascimento no caso de o idoso não possuir cartão eletrônico. Ainda de acordo com a defensora, a liminar garante que o idoso tenha acesso ao transporte coletivo apresentando apenas um documento de identificação oficial com foto. "A decisão está de acordo com o exigido pelo estatuto do idoso e em conformidade com as decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ)", disse Queiroz.

 

Além do pedido de suspensão do artigo da lei que cobra o preenchimento dos formulários, a ação da DPE também pede à Justiça o pagamento de danos morais coletivos aos idosos. Segundo Claudia Queiroz, o pedido é justificado pelo constrangimento passado pelos idosos. O pedido de danos morais deve ser julgado ao fim do processo.

 

Leia também:

Idosos lotam secretaria de mobilidade em Natal para cadastro da gratuidade no transporte

Direito ao transporte é aprovado pelo Senado

CBTU e Prefeitura discutem implantação do VLT em Natal


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário