Ferramenta do WWF e ANTP mede impactos ambientais no transporte

Simulador permite ao cidadão estimar, conforme o modo de transporte, os impactos no consumo de espaço, energia, tempo, emissões de poluentes e dióxido de carbono

Notícias
 

Fonte: WWF-Brasil  |  Autor: Comunicação WWF-Brasil  |  Postado em: 28 de agosto de 2015

Simulador de impactos ambientais da mobilidade

Simulador de impactos da mobilidade urbana

créditos: Divulgação

 

Nesta quinta-feira (27), o WWF-Brasil apresentou no encontro regional do CB-27* em Macapá-AP o Simulador de Impactos em Ações de Mobilidade Urbana, ferramenta elaborada em parceria com a ANTP (Associação Nacional de transporte Público) para demonstrar como as mudanças na forma de locomoção podem impactar nas cidades com mais de 60 mil habitantes.

 

O simulador possibilita o cidadão estimar os impactos no consumo de espaço, no consumo de energia, no tempo, nas emissões de poluentes locais e de dióxido de carbono ao se alterar o tipo de deslocamento (a pé, bicicleta, carro, motocicleta e ônibus).

 

“Com o simulador de emissões, o cidadão pode escolher qualquer cidade com mais de 60 mil habitantes, alterar a porcentagem de viagens em um determinado tipo de transporte e ver qual o resultado em questão de consumo de tempo, energia e espaço físico, além de emissão de poluentes locais e gases de efeito estufa. O nosso objetivo com essa ferramenta é que as pessoas se conscientizem como as mudanças no meio de transporte podem impactar o seu dia a dia”, comenta André Nahur, coordenador do programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil.

 

Por exemplo, em Macapá-AP a transferência de 20% das viagens de carro para ônibus resulta em diversos benefícios, como reduções no consumo de espaço das vias (-14%), no consumo de energia (-12%), na emissão de poluentes locais (-9%) e na emissão de gás de efeito estufa (-8%). Tudo isso representaria um aumento no tempo de deslocamento de apenas 2%.

 

O banco de dados inclui todas as cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes e utiliza processos estatísticos com base em parâmetros brasileiros consagrados para fazer o cálculo, de acordo com cada faixa de população.

 

Fazer a simulação é simples, funciona online e os resultados vêm acompanhados de um texto explicando a importância de cada parâmetro. 

 

Para fazer o teste, acesse o simulador no site da ANTP: http://www.antp.org.br/website/produtos/simulador/


* O fórum CB27 (27 Capitais Brasileiras, incluindo o Distrito Federal) foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, em maio de 2012. O propósito maior do CB27 é a disseminação de conceitos e práticas de sustentabilidade entre as capitais para se buscar soluções para questões como gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, uso de energia, combate às mudanças climáticas, entre outros.  A reunião em Macapá-AP ocorre dias 27 e 28 de agosto e representa o segundo encontro da região Norte.

 

Leia também:

Prefeitos reclamam das deficiências do Move na Grande BH 

O que a mobilidade urbana significa para você? TV Brasil lança a pergunta 

Ligações hidroviárias tirariam 100 mil carros das ruas do Rio, diz estudo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário