Senado aprova PEC que torna transporte público um direito social

Aprovada ontem (9) em 2º turno, emenda que define o transporte como direito constitucional segue agora para promulgação, em sessão prevista para dia 15

Notícias
 

Fonte: Agência Brasil EBC/ Mariana Jungmann  |  Autor: EBC/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de setembro de 2015

Transporte passa a ser um direito social no país

Transporte passa a ser um direito social no país

créditos: Jornale

 

O plenário do Senado aprovou ontem (9), em segundo turno, proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui o transporte público na lista de direitos sociais dos cidadãos. Como o texto já foi aprovado em dois turnos pelo plenário da Câmara e pelo plenário do Senado, segue agora para promulgação.

 

Após promulgado, o projeto tornará o transporte mais um direito social garantido pela Constituição, junto com educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

 

O texto, de autoria da deputada Luíza Erundina (PSB-SP), foi aprovado sem alterações em relação ao enviado pela Câmara. A promulgação no Senado está prevista para a próxima terça-feira (15).

 

Ainda que apontando a "necessidade de correção urgente" do transporte no país, a proposta não detalha de que forma que o direito ao transporte será assegurado aos cidadãos.

 

Leia também:

Direito ao transporte é aprovado pelo Senado 

Donos de carros devem sim financiar o transporte público, diz especialista 

"Quanto tempo você passa no ônibus, carro ou metrô todos os dias?" 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário