Ciclista na Rota, evento ciclístico em Pernambuco, será nesta quinta (28)

Na 5ª edição, encontro na ciclovia da Rota dos Coqueiros terá ponto de apoio, serviços de manutenção e até música para homenagear ciclistas

Notícias
 

Fonte: NE10  |  Autor: Malu Silveira  |  Postado em: 25 de abril de 2016

Ciclista na Rota, nesta quinta-feira (28) em PE

Ciclista na Rota, nesta quinta-feira (28) em PE

créditos: Divulgação

 

Mais de 400 ciclistas passam por mês na ciclovia da Rota dos Coqueiros, rodovia que corta a Reserva do Paiva e dá acesso às praias do Litoral Sul de Pernambuco. São pessoas que adotam o lugar para passear, se deslocar para o trabalho, ou mesmo ir de um bairro a outro. Para homenagear o número expressivo de pedaleiros na ciclovia, a concessionária responsável pela via realizará nesta quinta-feira (28) mais uma edição da iniciativa "Ciclista na Rota". O acontecimento será à noite, das 19h às 22h.

 

A quinta edição do Ciclista na Rota contará com um ponto de apoio e convivência para os ciclistas e seus grupos de pedal com água, alongamento, serviços gratuitos de manutenção fornecidos pela loja Bike 10 (calibragem, regulagem de freios, câmbio e lubrificação) e música para dar um clima de confraternização.

 

A Rota dos Coqueiros compreende o sistema viário composto de ponte e rodovia que dá acesso ao empreendimento Reserva do Paiva e ao litoral sul de Pernambuco, passando pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

 

Recife se destaca em pesquisa

Um levantamento realizado por duas organizações não governamentais, a Observatório das Metrópoles e a Transporte Ativo, mostra que a maioria dos ciclistas de dez regiões metropolitanas do Brasil usa a bicicleta como transporte para ir ao trabalho (88,1%) e pedala cinco dias ou mais por semana (71,6%). Entre as capitais com o maior índice de utilização da bicicleta está Recife, com 89,6%. A capital pernambucana é seguida do Rio de Janeiro, com 81,2%, e Manaus, com 77,8%. Atualmente, a frota brasileira já é de mais de 70 milhões de bicicletas.

 

Ainda segundo a pesquisa, 43% dos entrevistados se motivaram a usar o meio de transporte pela rapidez e praticidade que a bicicleta oferece. Porém, dois problemas ainda impedem o crescimento desse modal. A falta de educação no trânsito, apontada por 34,6% dos entrevistados, e de mais infraestrutura cicloviária. 50% responderam que com ciclovias adequadas pedalariam mais.

 


Leia também: 

No Brasil, maioria dos que usam bike para ir trabalhar são de baixa renda

Bike PE terá nova licitação e pode ser ampliado 

Aumenta o uso da bicicleta como transporte no Brasil 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário