Extensão da linha férrea em Presidente Prudente (SP) receberá ciclovia

Ordem de início para as obras foi dada, com contratos já assinados. Projeto de urbanização conta com acessibilidade, cercamento e iluminação

Notícias
 

Fonte: G1 Presidente Prudente  |  Autor: Stephanie Fonseca  |  Postado em: 24 de maio de 2016

Ciclovia vai percorrer a extensão da linha férrea,

Ciclovia vai percorrer a extensão da linha férrea

créditos: Divulgação/Prudenco

 

Devem começar nas próximas semanas as obras do projeto de urbanização da linha férrea, em Presidente Prudente. Conforme a Prefeitura, uma ciclovia será construída ao longo da faixa não operacional, em uma extensão de 10,5 km. Os contratos com a Caixa Econômica Federal e com a empresa responsável pelo serviço foram assinados na tarde desta segunda-feira (23), no Centro Cultural Matarazzo. Além disso, 2.250 metros da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira serão recapeadas. O investimento total é de R$ 5.273.257,66.

 

O diretor técnico da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), Jorge Guazzi, informou que as obras integram a terceira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, Pró-transporte. “Haverá a ciclovia, calçadas com acessibilidade, cercamento e iluminação, ou seja, vai melhorar as condições de quem mora ao longo do local”, destacou.

 

A ordem de início para a obra já foi dada e assinados os contratos entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e a empresa que realizará o serviço, conforme o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Rodnei Rena Rodrigues. Ele ainda apontou que, na manhã desta terça-feira (24), haverá uma reunião entre a Prefeitura e a empresa.

 

Primeiramente, terá início o recape, entre a rotatória do Prudentão e a rotatória que dá acesso ao Parque de Obras. A obra da ciclovia também começará na rotatória do Prudentão e percorrerá toda a extensão da linha férrea, até chegar ao Distrito Industrial. “Essa ciclovia terá ligação com a outra que está em construção, que liga até os bairros Jardim Morada do Sol, Jardim Leonor, Jardim Panorâmico e Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Todas serão interligadas”, explicou o secretário.

 

Toda a obra naquela extensão deve proporcionar proteção aos que usam bicicleta e também melhorias aos habitantes da região. “Será bem estruturado e com segurança para qualquer pessoa usar”, apontou Rodrigues.

 

A linha férrea continua sob concessão da Rumo ALL, que autorizou todas as obras que serão realizadas pela extensão, ainda de acordo com o secretário.

 

Atraso

Em dezembro de 2015, o G1 publicou uma série de reportagens sobre os problemas na localidade. Na ocasião, o secretário de Obras informou que até fevereiro de 2016 a Prefeitura de Presidente Prudente iniciaria as obras da nova ciclovia, o que não houve. Nesta segunda-feira (23), ele explicou que “houve atraso por conta de documentação e liberação da Caixa, junto ao financiamento, e outros trâmites". "Mas agora o convênio foi liberado e assinado, e liberadas as obras”, destacou.

 

A luta por melhorias na extensão da linha férrea é antiga. Rodrigues reconheceu que há muitas reclamações relacionadas àquele local e ressaltou que a Rumo ALL é sempre notificada. Porém, é preciso consciência da população, já que os problemas também estão relacionados ao lixo dispensado às margens das vias e da linha férrea.

 

Ciclovia vai percorrer a extensão da linha férrea, em Presidente Prudente (Foto: Divulgação/Prudenco)Ciclovia vai percorrer a extensão da linha férrea, em Presidente Prudente (Foto: Divulgação/Prudenco)

Ciclovia vai percorrer a extensão da linha férrea, em Presidente Prudente (Foto: Divulgação/Prudenco)Ciclovia vai percorrer a extensão da linha férrea, em Presidente Prudente (Foto: Divulgação/Prudenco)
 
Leia também:

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário