Calçadas da região central de Taubaté (SP) serão alargadas

Prefeitura promete para breve a abertura de licitação para reforma de passeios de nove vias do centro; projeto, de 2014, terá verba do PAC

Notícias
 

Fonte: Gazeta de Taubaté  |  Autor: Gazeta de Taubaté  |  Postado em: 10 de junho de 2016

Calçadas tomadas, pedestres expulsos para a rua, e

Calçadas tomadas, pedestres expulsos para a rua, em Taubaté

créditos: Rogério Marques/Gazeta de Taubaté

 

A Prefeitura de Taubaté anunciou que pretende lançar em breve a licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras de alargamento de calçadas em nove vias da região central.

 

A informação foi divulgada pela secretária de Mobilidade Urbana, Dolores Moreno Pino, a ‘Lola’, durante entrevista para a TV Câmara.

 

O lançamento da licitação vai ocorrer dois anos após o anúncio do projeto, no segundo semestre de 2014. O projeto será executado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

 

Procurada, a prefeitura não informou o valor do contrato, a relação das ruas que receberão o serviço e o prazo para a execução da obra. Em 2014, três ruas foram citadas: Carneiro de Souza, Chiquinha de Mattos e Anizio Ortiz Monteiro.

 

Pedestre sem espaço

A secretária Lola comentou que há de fato, na região central, calçadas muito, muito estreitas:

“Nós chegamos ao cúmulo de ter calçadas com 50 centímetros, onde só cabe um poste da Bandeirante, e o pedestre tem que ir para a rua para circular. É um absurdo”, desabafou.

 

Para Flavio Mourão, especialista em planejamento urbano, como as ruas da região também são estreitas, o projeto deverá contemplar intervenções no trânsito. “A solução pode ser uma rua em que passe apenas um carro, sem espaço para estacionamento. A prioridade na locomoção deve ser sempre para o pedestre e para o transporte coletivo”.

 

Leia também:

São José e Taubaté (SP) adotam assento 100% preferencial nos ônibus 

Em Taubaté (SP) vereadores autorizam US$ 60 mi para mobilidade

Pessoas com mobilidade reduzida sofrem com as calçadas de Taubaté (SP) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário