Lançado o 1º Programa de Residência para startups de mobilidade urbana

Laboratório de Mobilidade da cidade de SP selecionará até 10 startups para desenvolver projetos no espaço de coworking do órgão por três meses. Inscrições até 19/6

Notícias
 

Fonte: Mobilidade Sampa  |  Autor: Mobilidade Sampa  |  Postado em: 13 de junho de 2016

MobiLab é o Laboratório de Mobilidade

MobiLab é o Laboratório de Mobilidade

créditos: Reprodução

 

Laboratório de Mobilidade Urbana (MobiLab), da Secretaria de Transportes de São Paulo (SMT), e a São Paulo Negócios (SP Negócios), por meio da política Tech Sampa, abriram a partir de sábado (11) as inscrições para o programa Residência MobiLab. A ação selecionará até dez startups que desenvolvam ou queiram desenvolver soluções tecnológicas com potencial impacto positivo nos desafios relacionados à melhoria da mobilidade urbana da cidade de São Paulo.

 

As inscrições podem ser feitas pelo site do programa e vão até 19 de junho. O processo de seleção contará com duas etapas: na primeira, uma comissão julgadora selecionará até 16 startups finalistas para apresentarem seus projetos; na segunda etapa, a partir das apresentações, a comissão selecionará os residentes.

 

“Apesar dos avanços, algo que ainda está faltando são projetos de inovação intermodais, que consigam combinar a bicicleta com o transporte individual, a bicicleta com o transporte público ou ainda a caminhada. Os aplicativos se restringem a um único modal e a intermodalidade é boa para a cidade, mas também para a ferramenta e seus desenvolvedores. Outra carência está em meios que ampliem a participação da população no monitoramento e fiscalização dos serviços públicos de mobilidade. Esse é um tema quente e trazer inovação para ele é importante”, afirmou o diretor da SP Negócios, Ciro Biderman.

 

As startups selecionadas terão direito a utilizar o espaço de coworking do MobiLab por três meses para desenvolver seus projetos. Além disso, os grupos terão acesso a um programa de mentoria personalizado, a dados de mobilidade, apoio técnico e entrada livre em eventos. Para as startups que finalizarem o programa de forma satisfatória, será emitido um certificado de participação no programa. Não será concedido bolsa ou qualquer outro desembolso financeiro às startups residentes.

 

“As selecionadas estarão junto com diversas outras empresas de inovação em mesmo espaço, um laboratório por onde circulam técnicos de todos o mundo e tudo que de mais importante acontece na mobilidade urbana da cidade de São Paulo. Os residentes terão acessos a dados de mobilidade, sensores e semáforos tecnologicamente abertos. Quem quiser inovar nesse setor, estará no local ideal para isso”, disse Biderman.

 

MobiLab e a Tech Sampa

Aberto em 2014, o Laboratório de Mobilidade Urbana da cidade de São Paulo (MobiLab) busca o desenvolvimento de soluções para melhoria da gestão da mobilidade urbana e o fomento de iniciativas que contribuam com inovação, transparência e participação da sociedade civil.

 

A iniciativa faz parte da Tech Sampa, política municipal de estímulo à inovação, que busca fomentar o desenvolvimento do ecossistema de startups na cidade de São Paulo, onde se destacam ações como Vai Tec, Prêmio Mulheres Tech Sampa, LEIA, SP Stars – Programa de Mentoria, São Paulo Tech Week, Centro Digital – Distrito de Inovação e Programa de Internacionalização de Startups.

 

“Inovar é crucial para qualquer cidade atualmente. Existem cidades abertas para a inovação e as que não estão abertas para a inovação, por isso, existem casos de municípios de população de tamanho semelhante e mesma renda em que um inova mais e o outro menos. São Paulo está aberta para a inovação, porque sabe que a população tem a ganhar com isso”, afirmou o diretor da SP Negócios.

 

Faça a inscrição para o Residência MobiLab

 

Leia também:

Consórcio TC-Linha 4 vence licitação para estações do Metrô de SP 

Aplicativo que ajuda usuários do transporte público chega a Osasco (SP) 

São Paulo tem 66% de aumento de ciclistas e redução de 34% nas mortes




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário