Angela Portela critica critérios do PAC

Angela Portela, senadora, quer mudança de critério para inclusão de capitais no PAC da Mobilidade Urbana.

Notícias
 

 |  Autor: Agência Senado  |  Postado em: 16 de junho de 2011

Senadora Angela Portela (PT-RR)

Senadora Angela Portela (PT-RR)

créditos: politicacompimenta.com

A senadora Angela Portela (PT-RR) informou, nesta quarta-feira (15), ter pedido ao governo federal a mudança do critério populacional usado para enquadrar capitais no Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana. Segundo a senadora, nove capitais brasileiras têm menos de 700 mil habitantes, referência empregada pelo programa, e nem por isso enfrentam menos problemas que as demais.

"As capitais de Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia, Acre, Amapá, Espírito Santo, Tocantins e Roraima precisam enfrentar as consequências do crescimento urbano e para isso dependem do governo federal. Incluí-las já nos abre uma grande janela de oportunidade", afirmou.

Angela Portela citou o caso de Boa Vista, que de 2003 a 2010 dobrou a sua frota de veículos, mas tem população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 277 mil habitantes. O incremento no número de veículos, segundo ela, afetou profundamente o trânsito.

Na opinião da senadora, são necessários investimentos para estimular a utilização do transporte de massa, tanto lá como nas outras capitais, que apesar de não ter a população mínima de 700 mil pessoas exigida, concentra serviços que atraem habitantes de outros municípios.

A parlamentar aproveitou o discurso para pedir atenção do governo federal para os estragos causados pelas cheias dos últimos dias em Roraima, que afetaram pontes, viadutos e estradas do estado.

"Quero fazer um apelo aqui para proteção e ajuda a todas as famílias que estão, neste momento, passando por sérias dificuldades em nosso estado de Roraima."


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário