Papa circula de VLT em Cracóvia, na Polônia

Primeiro papa a utilizar um VLT, Francisco se dirigia na manhã de hoje (28) a uma celebração da juventude católica na cidade ao sul do país

Notícias
 

Fonte: UOL/ EFE  |  Autor: UOL  |  Postado em: 28 de julho de 2016

 

Papa Francisco usou o moderno VLT "Krakowiak" para chegar ao local da missa na Polônia. Foto: AFP/Getty Images

 

O papa Francisco utilizou o meio de transporte público mais característico de Cracóvia (PO): o bonde. Melhor dizendo, o pontífice andou foi de de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para chegar à esplanada de Blonia, onde encontrou centenas de milhares de jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

 

Foram apenas poucos quilômetros, os que separam o arcebispado, onde o pontífice está hospedado, e o parque Jordão, em Blonia, mas Francisco se tornou assim o primeiro papa a andar de bonde.

 

VLT na Cracóvia

Francisco subiu no modelo de bonde mais moderno de Cracóvia, conhecido como "Krakowiak", que foi enfeitado com as cores da bandeira do vaticano, amarelo e branco, e o escudo papal. O "Krakowiak" opera desde junho de 2015 naquela cidade.

 

Antes de subir no VLT, o prefeito da Cracóvia, Jacek Krupa, entregou as chaves da cidade a Francisco e com outras autoridades subiram para o pequeno passeio.

 

No vagão do papa estavam 15 jovens com necessidades especiais, que o acompanharam durante o trajeto, e a quem saudou um a um.

 

O VLT é um dos veículos de transporte público mais importantes e mais utilizados em Cracóvia, sobretudo pelos mais jovens. Ainda mais nestes dias de visita do papa, em que está proibido o tráfego de carros particulares pelo centro da cidade. 

 

 

Francisco chegou ontem (27) à Polônia para participar da 31ª JMJ e esta manhã rezou uma missa no santuário de Nossa Senhora de Jasna Gora em Czestochowa. 

 

Leia também:

Depois de 50 anos, bondes voltam a Olsztyn, na Polônia

Futuro promissor para o VLT, avalia estudo  

Na França, um VLT que anda a até 100 km/h 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário