Paes volta a pedir que população use transporte público durante Olimpíada

Pelo twitter, prefeito do Rio pediu compreensão e ajuda da população para que evitem grandes deslocamentos. 'Não são dias normais', disse Eduardo Paes

Notícias
 

Fonte: G1 Rio  |  Autor: G1  |  Postado em: 07 de agosto de 2016

 

Paes usou as redes sociais para pedir ajuda à população. Foto: Repodução/Twitter/@EduardoPaes 

 

O prefeito do Rio Eduardo Paes voltou a pedir, neste domingo (7), que a população utilize transporte público nos dias úteis durante a Olímpiada. Em uma rede social, ele sugeriu que amigos se juntem para andar de carro e que grandes deslocamentos sejam evitados.

 

"Uma vez mais gostaria de reiterar meu pedido aos cariocas: tomamos uma série de medidas para diminuir a circulação de carros na cidade", postou no Twitter, acrescentando ser fundamental para mobiliade de atletas e jornalistas que estão na cidade. "No entanto, sem colaboração das pessoas podemos viver um situação complicada", escreveu.

 

Desde o primeiro dia útil, na segunda-feira (1º), da operação das faixas olímpicas, exclusivas para a Família Olímpica – delegações, árbitros, dirigentes e outros credenciados –, o tráfego em vias como a Linha Amarela e Avenida das Américas tem ficado caótico para motoristas que não podem circular na pista reservada a credenciados. Antes do início dos Jogos, congestionamentos passaram de 100 km pela cidade.

 

"Caso usem carro, busquem juntar amigos para a carona. Não são dias normais e por isso precisamos da ajuda de todos", pediu o prefeito.

 

Na terça-feira (2), quando anunciou que quinta-feira (4) seria feriado, devido à passagem da tocha pela cidade, Paes já havia feito o mesmo pedido, para a priorização do transporte público. Na ocasião, o prefeito admitiu "transtornos" com a faixa olímpica.

 

"Essas faixas geraram transtornos em toda cidade, especialmente na Linha Amarela, impactando de forma muito intensa na Barra da Tijuca, num trecho da Linha Vermelha."

 

O que é faixa olímpica?

As faixas exclusivas para a Família Olímpica começaram a valer no domingo (31). A multa para os motoristas não autorizados que trafegarem nas vias é de R$ 85 e perda de quatro pontos na carteira.

 

Na faixa dedicada (verde), nem mesmo ônibus municipais podem circular.  Na proritária, coletivos, táxis e membros da família olímpica podem circular livremente.

 

Contraste no Elevado do Joá: faixas olímpicas vazia à esquerda, trânsito parado no viaduto (Foto: José Raphael Berrêdo/G1)Contraste no Elevado do Joá: faixas olímpicas vazias à esq., trânsito parado no viaduto. Foto: José Raphael Berrêdo/G1 

 

Leia também:

Legado de mobilidade dos Jogos será insatisfatório, diz especialista

ANPTrilhos lança aplicativo para orientar turistas sobre transporte público 

"Bike vai ser o melhor transporte durante a Olimpíada" 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário