Prefeitura inaugura nova faixa extra de pedestre em São Paulo

Primeira faixa do gênero, na Liberdade, completou um ano de vida sob elogios e críticas de estudantes e moradores; Prefeitura admite problemas

Notícias
 

Fonte: iG São Paulo  |  Autor: iG São Paulo  |  Postado em: 22 de agosto de 2016

Faixa de pedestres na Liberdade foi inaugurada há

Faixa de pedestres na Liberdade foi inaugurada há um ano

créditos: Divulgação/CET Fonte: Último Segundo - iG @ http:/

 

Um ano após criar a calçada verde para pedestres na Avenida Liberdade, no centro de São Paulo, a Prefeitura implementou uma faixa do gênero na Vila Madalena, zona oeste. A gestão pintou um trecho de 40 metros, na última semana, na Rua Medeiros de Albuquerque, próximo ao Beco do Batman.

 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que a ampliação do projeto, nascido de forma experimental na Liberdade, ocorre após aprovação e autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Outras duas ruas passíveis de receber a faixa são a Líbero Badaró e a 7 de Abril, na região central, onde o fluxo de passantes na calçada é grande e força os pedestres a disputarem espaço na ciclovia.

 

Segundo o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, qualquer cidadão poderá agora solicitar a implementação da calçada verde, a exemplo do que ocorreu na Rua Medeiros de Albuquerque. "Fica mais fácil de pintar quando é uma via onde os moradores já concordam, onde não há conflito. Mas qualquer um pode sugerir trechos em qualquer via."


Balanço

Na calçada verde da Avenida Liberdade, um ano após a criação, os pedestres encontram obstáculos para trafegar: um buraco de aproximadamente um metro de diâmetro, vários pontos de alagamento e arbustos volumosos que, da calçada, obstruem a passagem.

 

Mas universitários, moradores e trabalhadores avaliam que, mesmo com risco de atropelamento, a criação da faixa foi positiva. A estudante de Direito Milena Prado, de 19 anos, recorre à calçada extra quando o passeio fica congestionado de pedestres.

 

"É um pouco perigosa, mas prefiro usar porque fica ruim de andar na calçada normal quando acumula muita gente", diz.

 

Para o ambulante Eduardo Rodrigues, de 31 anos, que comercializa lanches na porta das universidades da avenida, a faixa verde ajudou nas vendas. "Acho que foi feita para nós, ambulantes e pedestres, termos mais espaço. Principalmente à noite, quando a calçada fica tomada de gente e as pessoas mal conseguem andar."


Medo

Elisângela Queiroz, 30, trabalha como gerente de uma lanchonete na frente da calçada verde da zona sul. Em um ano de projeto-piloto, ela nunca pisou na faixa. "Quem é doido de andar aí e ser atropelado? Muito difícil. Ninguém tem coragem. É raro ver gente caminhando aí", diz.

 

Segurança de um centro comercial, Vanderson Donato Ferreira, de 31 anos, também relata desconfiança. "O ônibus anda em alta velocidade. Se um carro perde o controle, atropela facilmente o pedestre. Não confio."

 

Procurada, a Prefeitura diz que não houve nenhum registro de acidentes de trânsito com pedestres nos 12 meses. O secretário Tatto admitiu, porém, que a drenagem da água é ruim no local e sinalizou que o ideal é a elevação definitiva do trecho estendido. "O próximo passo será cimentar para fazer calçadão, nos moldes da Avenida Paulista", afirma. Ainda não há projetos em andamento para elevar a via extra de pedestres, mas a CET confirmou que essa será a próxima etapa.


Vila Madalena

Ajudante-geral de um estabelecimento comercial, Lúcia Moura, 55, elogiou o trecho de calçada verde criado na Rua Medeiros de Albuquerque, próximo do Beco do Batman. A via já é bloqueada para veículos nos fins de semana, quando ocorrem eventos de rua à tarde. "Agora, fica mais fácil para caminhar e para colocar mais mesas e barraquinhas nessas festas."

 

A faixa verde pode ser vista pela janela da casa da aposentada Maria Vergílio, de 68 anos. Mas ela é totalmente contra e se sentiu prejudicada pela iniciativa. "Está na frente da minha casa e deu um espaço a mais para que as pessoas encham a rua nos fins de semana. Não fui consultada para saber se queria que fizessem isso.

 

Leia também:

 "Obras-veículos" são expostas no Centro Cultural São Paulo 

Veja quantos quilômetros de ciclovia existem em cada bairro de SP 

Em SP, monotrilho só deverá funcionar parcialmente em 2018 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário