Cuidado, pokémons na pista, na ciclovia, na calçada, no metrô...

Mostrinhos virtuais roubam a atenção de motoristas, pedestres e ciclistas. Texto da Allianz Seguros alerta para risco de acidentes provocados pelo uso de celulares

Notícias
 

Fonte: Mobilize / Allianz  |  Autor: Mobilize / Allianz  |  Postado em: 31 de agosto de 2016

Cuidado, pokémons na pista, na ciclovia, na calçad

Mensagem do Detran-PE sobre a caça de pokémons nas ruas

créditos: Reprodução


Os monstrinhos que viciaram uma geração de crianças e adolescentes voltaram à cena, agora com recursos de realidade aumentada. A má notícia é que a distração dos jogadores tem causado acidentes, inclusive no trânsito urbano.

 

De acordo com o Centro de Tecnologia Allianz (AZT) muitos motoristas subestimam o perigo de fazer ligações, contudo, outras fontes de distração estão escondidas em atividades como, por exemplo, acessar o celular todas as vezes que é avisado de um novo Pokémon. A pesquisa ainda aponta que, ações como essas,  que distraem o motorista, consomem um quinto do tempo de direção. 

 

Ainda segundo especialistas do AZT, ao menos três quartos dos entrevistados da pesquisa admitiram divagar enquanto estão dirigindo ou ficaram bravos e extremamente estressados, o que acarretou em acidentes do tipo “olhei, mas não vi”. O grau de subestimação dos motoristas com relação aos riscos é surpreendente. Eles acham que fontes de distração vindas de fora do veículo são muito mais sérias do que uma perda de atenção provocada por seu próprio comportamento. No estudo, 72% dos motoristas disseram sentir-se distraídos por eventos ocorrendo fora do carro ou por pessoas. Apesar dos motoristas considerarem distrações de fora do veículo sérias, o estudo apontou que movimentos das mãos involuntários são muito mais perigosos que um outdoor na rua, por exemplo. 

 

A pesquisa concluiu que o risco de ocorrer um acidente aumenta a partir do momento em que os olhos se desviam da via à frente, as mãos ficam fora do volante e os pensamentos se dispersam do que está acontecendo no trânsito. Muitas destas atividades e distrações não são consideradas sérias e, muitas vezes, acontecem casualmente e é isso que as tornam tão perigosas. Elas podem aumentar em três vezes o risco de acidentes. 

 

As estatísticas do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), reforçam a pesquisa e mostram que quando o motorista se distrai durante seis segundos numa velocidade de 100 km/h equivale a 227 metros até conseguir parar totalmente o veículo.


Leia também:
Celular e volante, combinação de alto risco que precisa acabar!
Calçada para viciados em celular gera polêmica na China
Em um ano 6,6 mil motoristas de ônibus em SP foram multados por usar cellular

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário