Desafio de mobilidade reúne candidatos à Prefeitura do Recife

Largada ocorreu às 18h na Praça do Marco Zero, Bairro do Recife. Políticos fizeram percurso a pé, de ônibus, bicicleta e carro

Notícias
 

Fonte: G1 PE  |  Autor: Cláudia Ferreira  |  Postado em: 21 de setembro de 2016

Desafio Intermodal com participação de candidatos

Desafio Intermodal com participação de candidatos em Recife

créditos: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press

 

A agenda dos concorrentes à Prefeitura do Recife desta terça-feira (20) foi marcada pela quinta edição do Desafio Intermodal Recife. Os prefeituráveis Carlos Augusto (PV), Daniel Coelho (PSDB), Edilson Silva (PSOL), João Paulo (PT) e Priscila Krause (DEM), além do candidato a vice-prefeito pelo PSTU, José Mariano de Macedo, se reuniram na Praça do Marco Zero, Bairro do Recife, de onde partiram em direção à Praça de Casa Forte, Zona Norte da capital pernambucana, utilizando um meio de transporte diferente cada um.

 

O Desafio Intermodal é uma iniciativa da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), do Observatório do Recife e do coletivo Direitos Urbanos. O trajeto é de quase 10 km. A largada ocorreu às 18h. A ideia este ano era, por sorteio, fazer os candidatos encararem o trânsito e a mobilidade do Recife. Segundo os organizadores, todos os modais testados foram avaliados a partir de variáveis como tempo, custo, emissão de poluentes e gasto energético. Seis dos oito candidatos ao executivo municipal participaram do evento.

 

Bicicleta chega primeiro

O primeiro a chegar ao destino foi Edilson Silva (PSOL), que utilizou a bicicleta. Para ele, esse desafio veio provar que melhorias na infraestrutura para uso de bicicletas são bem vindas. “Fica comprovado que nós precisamos ter políticas públicas para as bicicletas, para os ciclistas. Isso tem um ganho de produtividade, saúde pública, melhoria na mobilidade, do meio ambiente, diminuição do ruído, enfim para todos os aspectos possíveis”, reforçou.

 

Candidato pelo PV, Carlos Augusto fez o trajeto de carro particular. “Eu não gosto muito de dirigir, prefiro ir à pé, de bicicleta. Recife é a terceira capital mais congestionada do Brasil. Então, isso mostra a minha dificuldade de chegar, mas foi tranquilo [apesar disso]”, explicou candidato do PV, que demorou 42 minutos para chegar em Casa Forte.

 

Para José Mariano (PSTU), o grande desafio foi de ônibus, em horário de pico. “Nós batalhamos para que o transporte coletivo seja melhorado e garanta o deslocamento da população de forma tranquila, agradável e segura. Mas esse horário é bem sacrificado. Ônibus lotado é a dificuldade de todo o conjunto dos trabalhadores para se deslocar”, avaliou o candidato a vice-prefeito.

 

De táxi, João Paulo (PT) reforçou sua proposta para trazer equilíbrio para a convivência dos taxistas com os motoristas do Uber, caso seja eleito. “Nós vamos no dia 2 [de janeiro] chamar os taxistas e o Uber. Eu entendo que o município tem o poder regulamentação. Nós não podemos viver o clima de insegurança que os passageiros e trabalhadores do Uber estão vivendo”, comprometeu-se o petista.

 

Priscila Krause (DEM), que viajou de Uber, presenciou um desses momentos de tensão experimentados pelos motoristas de transporte individual privado. Ela contou que o primeiro motorista solicitado não quis parar para fazer a corrida. “Como ele viu a quantidade de gente aglomerada, certamente pensou que era uma armação para ter o carro apreendido. A lógica tem que ser do Uber mais táxi, não um versus o outro. A gente tem que regulamentar o Uber e rever a lei de taxi para dar uma condição de competição entre os dois segmentos”, defendeu a democrata.

 

Em uma hora e 17 minutos, Daniel Coelho (PSDB) cumpriu todo o trajeto a pé e chegou por último. Ele conta que a principal dificuldade não foi a exaustão, mas a falta de faixas para travessia de pedestres e a situação das calçadas. O candidato propôs uma revisão da legislação atual, que transfere para o proprietário do imóvel a responsabilidade de manter a calçada. “Essa é uma visão equivocada de cidade. A Prefeitura tem responsabilidade com a calçada, ela tem que cuidar desse espaço público e, em parceria com o proprietário imóvel, resolver o problema”, destacou o tucano.

 

Leia também:

Veja a programação da Semana da Mobilidade 2016 

Virada da Mobilidade inova e inclui cadeirantes no Desafio Multimodal 

Bicicleta, um meio de transporte em Recife


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário