Ônibus gratuito em Belo Horizonte, no Dia Mundial sem Carro

O trajeto passa pela av. Amazonas e segue pela av. do Contorno. Ao avistar o ônibus, é só esticar o braço que a Busona, como foi apelidada, para e você embarca

Notícias
 

Fonte: Tarifa Zero  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de setembro de 2016

Ônibus gratuito do Tarifa Zero volta a rodar dia 2

Ônibus gratuito do Tarifa Zero volta a rodar dia 22 em BH

créditos: Tarifa Zero BH

  

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta quinta-feira, 22 de setembro, o movimento Tarifa Zero vai por para circular na capital mineira um ônibus gratuito. O trajeto passa pela av. Amazonas e av. do Contorno.

 

A iniciativa faz parte da programação do Dia Mundial sem Carro,  quando movimentos, coletivos e pessoas do mundo inteiro discutem e propõem atividades capazes de renovar as políticas de mobilidade urbana, e para que o uso de carros particulares nas cidades continue sendo priorizado.

 

Em Belo Horizonte, o ônibus gratuito que o Tarifa Zero colocará à disposição da população tem como objetivo mostrar como seria os cidadãos terem uma vivência real com um transporte sem catracas. 

 

Trajeto

O ônibus sai da av. Amazonas, em frente ao Cefet, às 8 horas. Após percorrer a av. Amzonas, ele vai circular pela av. do Contorno e prosseguir sua viagem até o meio-dia. Ao localizar o ônibus nessas vias, é só esticar o braço que ele para e a pessoa embarca.

 

A atividade também integra a Semana da Mobilidade na capital mineira, que começou no dia 15 e prossegue até 25 de setembro. 

 

"Busona"

A iniciativa de por um ônibus rodando pela cidade para atender aos passageiros do transporte coletivo gratuitamente começou em 2014, durante o Carnaval. A Busona, como foi apelidada, ganhou outras versões depois de março daquele ano e segue como uma maneira de propor uma reflexão sobre o transporte coletivo de BH e região metropolitana. 

 

Os organizadores fazem o seguinte questionamento: "Afinal, porque pagamos pela tarifa do ônibus?" E lembram a todos que o transporte é um direito social e que como tal não deveria ser explorado pelas grandes empresas.

 

Leia também:

BH poderá ter ônibus gratuitos aos domingos e feriados

Tarifa Zero põe ônibus gratuito para moradores de Contagem (MG) nesta sexta-feira 

Tarifa zero no transporte público tem rejeição no Congresso, mostra pesquisa 

#D1Passo em favor da mobilidade urbana em Belo Horizonte

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário