Agenda

MAR
12
MAR
14
Apresentação do projeto Hidroanel Metropolitano de São Paulo

Data: 12 a 14 de março de 2012
Cidade: São Paulo-SP
Local: Auditório Ariosto Mila - FAU USP
Organizador: FAU USP

Resumo: Evento na FAU discute projeto com os maiores especialistas no assunto
Em São Paulo a inimizade entre as águas e a cidade é estrutural e suas razões profundas vêm do crescimento rápido, desorganizado e cego da cidade sobre um território rico em potencial hídrico. Os cidadãos conhecem bem os desdobramentos desse crescimento desordenado e sentem na pele a cada estação de chuvas.
 
 
Para tanto, o projeto articula o potencial de navegação que reside nos rios da grande São Paulo ao transporte e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, tocando assim num outro ponto crítico da região metropolitana: a produção de lixo. A proposta é estabelecer uma rede de vias navegáveis, composta pelos rios Tietê e Pinheiros, pelas represas Billings e Taiaçupeba além de um canal artificial ligando essas represas, totalizando 170km de hidrovias urbanas. A função fundamental dessas hidrovias será a do transporte dos resíduos sólidos urbanos que, além do lixo, nossa referência mais imediata, são também o entulho bem como a terra movimentados por obras da construção civil, o lodo das estações de tratamento de água e esgotos e os sedimentos da dragagem dos próprios rios. Não apenas o transporte dessas cargas públicas foram pensadas como também se propõe, ao longo do anel hidroviário, “tri-portos”, ou seja, estações onde os resíduos são tratados – reciclados, bio-digeridos e, em última instância, incinerados – e, posteriormente possam vir a ser matéria prima para a indústria.
 
 
A perspectiva do projeto do hidroanel ao reorganizar o metabolismo infra-estrutural da região metropolitana, além de aliviar a malha rodoviária – meio pelo qual é feito o transporte dessas cargas hoje – é restabelecer os rios como elementos vivos na paisagem urbana. Uma série de parques e praças d’água são concebidas ao longo do trajeto dos rios e represas de modo que as águas já não sejam um entrave ou uma barreira mas sim um ambiente  de convergência e encontro.
 
 
A apresentação do projeto do Hidroanel será no Auditório Ariosto Mila, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Cidade Universitária, e contará com a presença de representantes do Governo Federal, Estadual e Municipal bem como dos Arquitetos e professores e estudantes responsáveis pelo projeto. Além das apresentações e debates, haverá a inauguração da exposição do projeto com desenhos e imagens no salão caramelo no dia 12 de Março.
 
 
Mais informações:
Eventos FAU
José Pereira da Silva Neto
T 55 11 3091 4801 / 1603
 
Auditório Ariosto Mila – FAU
R. do lago, 876 – Cidade Universitária
 
 
HIDROANEL METROPOLITANO DE SÃO PAULO

Estudo de articulação arquitetônica e urbanística dos estudos de pré-viabilidade técnica, econômica e ambiental do Hidroanel Metropolitano de São Paulo. Elaborado pela equipe de Cultura e Extensão do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais – Grupo Metrópole Fluvial – do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, para o Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transporte do Governo de Estado de São Paulo, através da empresa Petcon, em 2011.
 
 
 
PROGRAMA:
 
Segunda-feira, 12 de Março de 2012, das 14h30 às 18h30, no Auditório da FAU USP.
 
14h30. Marcelo Romero. Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP.
14h45. Maria Cristina Leme. Vice Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP.
15h00. Casemiro Tércio Carvalho. Diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transporte do Governo do Estado de São Paulo.
16h00. Joaquim Riva. Engenheiro Naval. Consultor dos Estudos do Hidroanel Metropolitano de São Paulo.
16h30. Alexandre Delijaicov. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais – Grupo Metrópole Fluvial – FAU USP.
 
 
Terça-feira, 13 de Março de 2012, das 14h30 às 18h30, no Auditório da FAU USP.
 
Moderador: Professor Doutor Milton Braga. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais.
14h30. Nabil Bonduki. Professor Doutor do Departamento de Projeto da FAU USP. Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Governo Federal.
15h00. Frederico Bussinger. Membro do Conselho de Administração da EMPLASA, do Governo de Estado de São Paulo. Ex-diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transporte do Governo do Estado de São Paulo.
15h30. Renato Viégas. Presidente da Empresa Metropolitana de Planejamento – EMPLASA, do Governo do Estado de São Paulo.
16h00. Ricardo Toledo Silva. Professor Titular do Departamento de Tecnologia da FAU USP. Ex-secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia do Governo do Estado de São Paulo. Membro do Conselho de Administração da EMPLASA e do Conselho de Orientação de Saneamento da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo).
16h30. Mario Thadeu Leme de Barros. Professor Titular de Recursos Hídricos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP. Chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da EPUSP. Assessor científico do CNPq, do FINEP, da CAPES e da FAPESP.
17h00. Marta Dora Grostein. Professora Titular do Departamento de História da FAU USP. Coordenadora do Laboratório de Urbanismo da Metrópole – LUME, da FAU USP. Membro do Conselho de Administração da EMPLASA, do Governo do Estado de São Paulo.
17h30. Renato Anelli. Professor Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU USP-SC. Ex-Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos da Prefeitura do Município de São Carlos – SP. Coordenador do projeto de pesquisa "Redes de Infraestrutura como estratégia urbanística", com apoio CNPq e FAPESP.
 
 
Quarta-feira, 14 de Março de 2012, das 14h30 às 18h30, no Auditório da FAU USP.
 
14h30. Antônio Carlos Barossi. Professor Doutor do Departamento de Projeto da FAU USP. Coordenador Geral do Laboratório de Projeto, do Grupo de Disciplinas de Projeto de Edificações. Membro do Conselho do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais.
15h00. Milton Braga. Professor Doutor do Departamento de Projeto da FAU USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais.
15h30. André Takiya. Arquiteto. Professor convidado do Departamento de Projeto da FAU USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de infraestruturas Urbanas Fluviais.
16h00. Nicolas Carvalho. Arquiteto formado pela FAU USP. Membro da equipe de Cultura e Extensão que elaborou os estudos de articulação arquitetônica e urbanística do Hidroanel Metropolitano de São Paulo.
16h30. Eduardo Gianni. Arquiteto formado pela FAU USP. Aluno da Pós-Graduação do PROCAM – USP. Membro da equipe de Cultura e Extensão que elaborou os estudos de articulação arquitetônica e urbanística do Hidroanel Metropolitano de São Paulo.
17h00. Eduardo Pompeo. Aluno da Graduação da FAU USP. Membro da equipe de Cultura e Extensão que elaborou os estudos de articulação arquitetônica e urbanística do Hidroanel Metropolitano de São Paulo.
 
 
 
Abertura da Exposição dos Estudos de Articulação Arquitetônica e Urbanística dos Estudos de Pré-viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Hidroanel Metropolitano de São Paulo.
A exposição permanece aberta para visitação na FAU USP até dia 5 de abril.
Lançamento do site oficial do grupo de pesquisa e do projeto http://www.metropolefluvial.fau.usp.br/
Segunda-feira, 12 de Março de 2012, 12h00, no Salão Caramelo da FAU USP.

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Oliver - 15 de Março de 2012 às 09:34 Positivo 1 Negativo 0

site correto: www.metropolefluvial.fau.usp.br

Clique aqui e deixe seu comentário