Agenda

DEZ
12
DEZ
13
Pedala Ribeira (Salvador-BA)

Data: 12 a 13 de dezembro de 2015
Cidade: Salvador-BA
Local: Próximo ao Terminal Marítimo da Ribeira
Organizador: Aromeiazero e Salvador Vai de Bike

Resumo: Bairro da Ribeira, em Salvador, recebe a primeira edição do festival Pedala Ribeira. Com cerca de 30 atividades gratuitas - oficinas, debates e shows - evento reforça a importância da bicicleta para a mobilidade urbana e humanização das cidades
 
No próximo dia 12, o bairro da Ribeira, em Salvador, recebe a primeira edição do Pedala Ribeira, festival organizado pelo Instituto Aromeiazero, de São Paulo, junto ao movimento Salvador Vai de Bike - projeto da Prefeitura de Salvador com o patrocínio do Itaú Unibanco - , cuja proposta é reforçar a importância da bicicleta para a mobilidade nas grandes cidades do país.
 
A programação do evento está dividida entre os dias 12 e 13/12 e conta com atividades gratuitas que  valorizam talentos locais da Ribeira, bem como oficinas e intervenções vindas de São Paulo e Rio de Janeiro. A ideia é fomentar iniciativas que valorizam a bicicleta como importante ferramenta para a mobilidade urbana e humanização das cidades.
 
Programação
Entre as atividades previstas para a primeira tarde de programação, estão a oficina comunitária de conserto de bicicletas, em que os participantes podem levar suas bikes com defeitos para manutenção gratuita, e a Escolinha Bike, projeto do Itaú em parceria com a Compartibike e Bike Anjo, cuja proposta é ensinar crianças de 2 a 7 anos a andarem de bike em centros urbanos de forma segura, colocá-las em contato com a rotina do trânsito e suas regras e lidar de forma harmoniosa com a questão da mobilidade urbana para auxiliá-los no desenvolvimento do papel de cidadão.
 
O Pedala Ribeira conta ainda com uma programação musical variada, que busca animar o evento durante toda a tarde de programação. Quem estreia o palco, montado na Ribeira, é a banda Playgrude (http://www.playgrude.com.br), com uma programação musical voltada para crianças. Na sequência, o conjunto Amigos da Madragoa, formada por moradores  da planície itapejipiana, traz uma seleção de samba, chorinho e forró. 
 
A programação musical segue com a banda Funfun Dudú (https://www.facebook.com/FunfunDudu/), que sobe ao palco levando ritmos populares como samba-reggae, lambada, pagode e arrocha em uma mistura de metais swuingados, que vai colocar todo mundo para dançar. A Banda dos Ciclistas, que reúne músicos que pedalam em grupos da cidade, também promete agitar a tarde. A programação segue intercalada por apresentações de DJs da região.
 
Outras atividades, selecionadas por meio do edital Pirações Urbanas, realizado pelo Aromeiazero com o objetivo de custear projetos interessantes para acontecerem durante o Pedala Ribeira, também fazem parte da programação. O edital selecionou cerca de 20 projetos de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, entre eles intervenções artísticas, propostas de passeios ciclísticos temáticos, oficinas de desenho para crianças, oficinas de jornalismo e mídia digital para jovens, entre outras atividades gratuitas  e interativas. 
 
No dia 13/12, domingo, o Pedala Ribeira segue com o debate “A bicicleta e seus desafios nas cidades mais populosas do país” entre 11 e 13h, que vai reunir três representantes do cicloativismo das cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo para a mediação: Renata Falzoni, do Bike é Legal, de São Paulo; Fábio Nazareth, do Pedalentos, do Rio; e Pablo Vieira Florentino, do Esquinas que Passei e Mobicidade. Além do debate, também haverá a doação de bicicletas para o grupo Pedal Cidade Baixa.
 
Para Murilo Casagrande, diretor-fundador do Aromeiazero, levar um projeto como o Pedala – que busca ampliar as perspectivas sobre o uso da bicicleta, principalmente, entre os moradores de comunidades periféricas do país –, para um bairro de Salvador é algo muito positivo. “Nossa ideia é ultrapassar fronteiras e discutir as formas de utilização da bicicleta em todo país de forma unitária. Queremos fomentar a discussão sobre mobilidade em âmbito nacional, mostrando na prática todos os benefícios que essa ferramenta pode gerar para o indivíduo e para toda a sociedade”.
 
Sobre o Aromeiazero
Fundada em 2011, o Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins-lucrativos sediada na cidade de São Paulo, qualificada como OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público), que busca promover ações socioculturais ligadas à bicicleta e a ocupação do espaço público para a construção de cidades melhores para se viver.  Entre seus principais projetos, se destacam as oficinas do Pedala, que recuperam bicicletas doadas através de projetos voltados para crianças e jovens; o Bike Arte, festival independente cuja essência é abrir as ruas para pedestres e reunir, em espaços públicos, manifestações artísticas diversas como exposições, shows, artistas de rua e oficinas, sempre usando a bicicleta como tema central do evento;  e o Bike Café, uma marca de café especial que reverte 10% do faturamento para o instituto. Entre os projetos especiais,  destaque para o Bike na Batata e o Pedala Sampa, realizados em parceria com  Itaú em 2014 e, no mesmo ano, a realização do Viva Bairro!, projeto de co-criação e apoio a iniciativas de melhorias em cinco comunidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, junto à Aoka Labs e à rede Extra Hipermercados.
 
Serviço
Pedala Ribeira
Data: 12/12, das 11 às 19h e 13/12, das 11 às 13h
Local: Próximo ao Terminal Marítimo da Ribeira

Pedala Ribeira (Salvador-BA)

Festival Pedala Ribeira, dia 12, em Salvador

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário