Agenda

DEZ
09
DEZ
11
3ª Formação em Ciclomobilidade

Data: 09 a 11 de dezembro de 2016
Cidade: São Paulo-SP
Local: MobiLab - Rua Boa Vista, 136, centro de SP
Organizador: Ciclocidade

Resumo: Com palestras expositivas e oficinas práticas, a ênfase para a turma de 2016 será em participação política, ações diretas e regionalismos. Inscrições para a 3ª Formação em Ciclomobilidade são gratuitas e vão até o dia 5/12.

 

Se você é ciclista, experiente ou não, e quer entender como participar mais em defesa da bicicleta na cidade, inscreva-se na 3ª Formação em Ciclomobilidade! A Formação é um conjunto de oficinas voltadas para engajamento e ativismo pela mobilidade por bicicleta, para quem já é ou quer ser ativista da bike, e acontece nos dias 9 (à noite), 10 e 11 (dias inteiros) de dezembro.

 

A Ciclocidade esteve à frente de processos importantes para a capital paulista e para a mobilidade, mostrando que a participação da socidade civil nas instâncias decisórios é cada dia mais importante e pode gerar frutos bastante relevantes (veja mais sobre nossa atuação em 2014 e 2015).

 

Em 2016, fizemos um evento nacional que contou com a participação estimada de 10 mil pessoas - o Bicicultura 2016. No segundo semestre, nos dedicamos quase integralmente às eleições municipais. Agora, nosso foco é em nos aproximar da equipe de transição da gestão municipal para defender a agenda de quem pedala pela cidade.

 

É com base neste tipo de experiência que criamos as Formações em Ciclomobilidade, em 2015. Naquele ano, as duas edições que fizemos atraíram quase 120 inscrições, fazendo com que tivéssemos de aumentar o número de vagas em ambas ocasiões. Nosso maior indicador de sucesso é que cerca de 1/3 das pessoas que frequentaram as formações estão hoje ativas em defesa da bicicleta em São Paulo.

 

Temas e seleção

A programação consiste em uma mistura de palestras expositivas, feitas por convidadas e convidados de renome e/ou diretores da Ciclocidade, e oficinas práticas de intervenção urbana e a(r)tivismo.

 

Diante de uma malha cicloviária já estabelecida, de coletivos regionais de ciclistas cada vez mais atuantes e de um cenário político ainda incerto para 2017, a ênfase da 3ª Formação estará em entender e abrir os processos de participação política e da história da bicicleta; em como pensar de forma estratégica e planejar uma ação direta para manifestar-se; e em conectar ciclistas de diferentes cantos da cidade, para que compreendam as diferentes demandas e características de cada local.

 

Teremos entre 25 e 30 vagas disponíveis e faremos a seleção de participantes de acordo com a região onde moram. Para compor a turma, buscamos também um equilíbrio de gênero, além de pessoas de diferentes faixas de renda e autodeclaração de cor ou raça. A idade não é importante. Como uma forma de incentivar a participação em todo o processo, teremos uma ajuda de custo para o pagamento de passagens para quem depende de transporte público. O almoço para sábado e domingo também serão pagos pela Formação. Os resultados serão divulgados na quarta-feira, dia 7/12.

 

Serviço

3ª Formação em Ciclomobilidade

Realização: Ciclocidade com apoio do MobiLab - Laboratório de Mobilidade Urbana.

Quando: Dias 9 (à noite), 10 e 11 (dias inteiros) de dezembro

Onde: Espaço do MobiLab - Rua Boa Vista, 136, centro de SP.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59 do dia 5/12 (segunda-feira) neste link.

A programação completa será publicada em breve.


3ª Formação em Ciclomobilidade

3ª Formação em Ciclomobilidade. Inscrições até 5/12

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário