Proposta Paulista Aberta – Instituto Caminhabilidade
Instituto Caminhabilidade

22
dezembro
Publicado por leticia no dia 22 de dezembro de 2014

Este projeto que já estamos discutindo desde agosto agora tem uma proposta fechada e foi enviada para os respectivos:

 

  • Fernando Haddad, Prefeito de São Paulo
  • Jilmar Tatto, Secretário Municipal de Transportes
  • Celso Jatene, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação
  • Fernando de Mello Franco, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano
  • José Carlos de Freitas, 1° Promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo
  • Wilson Poit, Presidente da SPturis
  • Ronaldo Tonobohn, Superintendente de Planejamento CET

 

VEJA O PROJETO COMPLETO, e opine

Clicando aqui: ProjetoPaulistaAberta-SampaPé

Objetivo

O projeto Paulista Aberta tem como objetivo oferecer mais espaço de lazer, encontro e atividade física ao cidadão paulistano aos domingos no local mais frequentado e emblemático da cidade – a Avenida Paulista.

 

Proposta específica

Abrir o espaço de via fechando para os veículos, apenas no sentido Paraíso, para usufruto das pessoas entre os dois parques localizados na Av. Paulista – Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon) e Parque Mario Covas. Ampliando a área de circulação a pé aos domingos no mesmo horário de funcionamento da ciclofaixa de lazer. Nesse trecho de implementação, colocar os dois sentidos da ciclofaixa ficarão juntas no mesmo sentido Paraíso para que o sentido Consolação fique em mão dupla para carros, de modo que a Av. Paulista não seja fechada para os veículos, apenas reduzido seu fluxo.

 

Área de implementação

Entre as ruas Alameda Casa Branca e Padre João Manuel, totalizando três quadras, aproximadamente 470 metros lineares (medidos via mapa digital da cidade- Secretaria de Planejamento Urbano). Somando ainda duas vias de apoio nas quadras entre a Av. Paulista e a Alameda Santos, nas ruas Alameda Ministro Rocha Azevedo e Rua Peixoto Gomide, vide figura:

 

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Desenho da área de implementação do projeto

 

 

 

Processo de Funcionamento

Sinalização de fechamento da via para veículos e de desvio de circulação no mesmo horário de funcionamento da ciclofaixa de lazer: domingos das 7h às 16h (totalizando 9 horas de funcionamento). Transferência da ciclofaixa sentido Consolação para a área de implementação do projeto nas três quadras em questão.

 

Detalhamento técnico específico da Av. Paulista: A largura de um sentido da paulista é de 12 metros, contando com 4 faixas de rolamento com 3 metros cada uma. As duas faixas juntas ao canteiro central serão dedicadas à ciclofaixa de lazer, e as duas faixas junto a calçada para uso dos cidadãos a pé estendendo a calçada, vide figura:

 

  Avenida Paulista

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      Desenho da via aéreo

 

 

Usos: pretende-se deixar a área de implementação do projeto na Av. Paulista livre para circulação e prática de esportes, sem nenhum equipamento  programação cultural que gere aglomeração no espaço e usos, apenas sugerimos a liberação da rua para usufruto das pessoas. Entretando nas duas vias de apoio sugere-se colocar mobiliários móveis, como bancos e plantas, para suporte ao uso do espaço. Além da possibilidade de receber foodtrucks e permitir outras atividades de pequeno porte.

 

Exemplos de usos de vias liberadas para as pessoas:

exemplos

Exemplos de usos das vias de apoio:

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Plano de desvio do transporte

Nas quadras em questão o trânsito será desviado para a Alameda Santos, entrando pela rua Padre João Manuel e retornando à Av. Paulista pela Alameda Casa Branca. Para tanto nestas quadras entre as ruas citadas deve-se proibir o estacionamento de automóveis na Alameda Santos aos domingos, garantindo uma via preferencial para o ônibus, e outras três de rolamento de automóveis particulares, vide figuras:

 

AZUL- Desvio de motoristas que querem cruzar a Paulista na Alameda Ministro Rocha Azevedo.

ROXO- Desvio de motoristas que seguem pela a av. Paulista sentido Paraíso.

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Mapa com desvios sugeridos

 

Envolvimento

Para o sucesso do projeto é preciso diversos atores envolvidos, estes são:

  • Sociedade Civil- usando e aprovando;
  • CET- desvio  e operação de trânsito;
  • Bradesco- deslocamento ciclofaixa de lazer
  • Secretaria de Esportes- promoção e apoio;
  • SPturis – promoção e apoio;
  • Ministério Público – flexibilização TAC;

 

Projeto Piloto

Gostaríamos de solicitar que fosse executado um projeto piloto no dia 25 de janeiro de 2015, aniversário da cidade, um domingo.

 

Outros elementos relevantes­

Este projeto foi motivado pela mobilização “Se a Paulista Fosse Nossa”, escrita pela Leticia Sabino, que conta com mais 1.500 e-mails enviados ao Prefeito Haddad através do Panela de Pressão, aplicativo da Rede Minha Sampa, uma rede formada por paulistanos de nascimento e coração que acreditam na construção de uma São Paulo melhor. Os interessados no projeto “Paulista Aberta” acessam a página da mobilização e enviam um email automático e direto à caixa postal do Prefeito Haddad e secretários envolvidos no tema. Veja mais informações no link: http://paneladepressao.nossascidades.org/campaigns/478

Vale lembrar que na quadra em frente ao Parque Trianon acontece feirinha de artesanato e comida aos domingos, já invadindo a calçada e diminuindo área de circulação, assim esta proposta já proporcionaria conforto e qualidade de circulação nas condições atuais. Nosso pedido é que a Paulista Aberta possa acontecer de forma experimental durante o período de férias e com resultados positivos possa ser permanente aos domingos e ainda ser ampliada para outras regiões de São Paulo carentes de espaços de lazer.



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