A grama do vizinho- ideias de fora 3 – SampaPé
SampaPé

07
maio
Publicado por leticia no dia 07 de maio de 2014

Apesar de eu particularmente não ter muita afinidade ao modelo de desenvolvimento dos Estados Unidos, que favorece os carros e cria ambientes como os subúrbios com a falsa idéia do sonho americano, eles também tem coisas a serem copiadas ou, pelo menos, admiradas.

Uma das ideias mais bacanas lá para o trânsito são os cruzamentos sem sinal!

Nos cruzamentos sem semáforo, não existe um sentido ou uma rua que é preferencial, todos, sem exceção, assim que estiverem na esquina devem PARAR (STOP). E é parar MESMO, ficar a 0 km/hr, paradinho, não é como acontece aqui no Brasil que os carros só dão luz alta, buzinam e vão que vão.

stop

Nesta parada dos automóveis, anterior a faixa de pedestres ( e não em cima, outra prática frequente por aqui para se ter visão) sempre são seguras para os pedestres, que tem realmente preferência na travessia. E apenas depois deles cruzarem os carros seguem uma dinâmica que funciona muito bem em que os carros vão cruzando um de cada na vez na ordem de chegada, parecendo um balé de carro.

Isso se chama: RESPEITO!

Mas a gente bem sabe que esse respeito lá existe devido a uma fiscalização dura e eficiente.

O que acham se tentássemos fazer estes cruzamentos por aqui?

 

obs: Atenção também a localização da faixa de pedestre, bem na esquina, de forma que a pessoa não tenha que se deslocar para atravessar.

 

 



Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Leticia Leticia Sabino, caminhante, 31 anos, fundadora e diretora do SampaPé! - organização que atua desde 2012 por cidades mais caminháveis construídas junto com as pessoas - urbanista e administradora. Mestre em Planejamento de Cidades e Design Urbano pela UCL em Londres e Administradora de empresas pela FGV - EAESP - com pós graduação em Economia Criativa e Cidades Criativas - depois de uma temporada na Cidade do México e em Londres descobriu que para construir cidades justas e boas de se viver elas devem ser caminháveis! Idealizou e mobilizou a Paulista Aberta e tem também o projeto artístico sobre caminhar no Instagram @porondeandeisp .
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Patrocínio
Banco Itaú
Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Empresa Vencedora 2º Prêmio Estadão PME
Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSaez Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação