03 de junho de 2015
Editorial
Mente esperta e coração tranquilo*


Ricky Ribeiro: o comando do Mobilize esta em seus olhos (Foto:  Eduardo Knapp | Folhapress)


Caros amigos,

Não costumamos fazer marketing de nossa equipe, mas nesta terça-feira (2) o diretor do Mobilize, Ricky Ribeiro, foi destaque em matéria no jornal Folha de S. Paulo. Ele está voltando a trabalhar na consultoria EY depois de 7 anos de afastamento em razão de uma doença degenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrópica (ELA), mal que lhe roubou todos os movimentos do corpo.

Em sua nova atividade Ricky desenvolverá projetos na área de mobilidade urbana sustentável, assunto que abraçou desde sua estada na cidade de Barcelona, para um curso de pós-graduação, onde aprendeu as vantagens e benefícios de usar o transporte público, caminhar e andar de bicicleta. E foi dessa experiência, quando começava sua luta contra a doença, que nasceu a vontade de criar o portal Mobilize Brasil, em 2011.

Nestes quatro anos ele tem trabalhado 12 a 18 horas por dia, reunindo dados e informações, sugerindo pautas e participando de reuniões, sempre mediado pelo teclado virtual do computador, que ele aciona com os olhos. Planilhas, quadros, tabelas complicadas e milhares de documentos foram produzidos ou editados com esses recursos por este rapaz inquieto e muito dedicado ao trabalho no Mobilize.

Ricky continuará em casa, mas estará todos os dias em contato com seus colegas na EY.  Seu retorno à empresa é também um exemplo importante para outras organizações brasileiras, que relutam em incorporar pessoas que têm alguma deficiência física, embora mantenham o pensamento claro e criativo, como é o caso do físico britânico Stephen Hawking, também vítima da mesma doença.

Outros exemplos de superação são duas blogueiras do Mobilize, Mila Guedes, do Milalá, executiva de RH em uma grande empresa, e Mara Gabrilli, do Direito de Ir e Vir, uma combativa representante das pessoas com deficiência na Câmara Federal. Enfim, todos nós temos nossas limitações e precisamos aprender a vencê-las.

Graças aos computadores, Ricky viaja conosco todos os dias para Amsterdã, Xangai, Montreal, Paris, Melbourne, Buenos Aires, Medellin e tantas outras cidades que deram saltos de qualidade no transporte urbano. E assim, silenciosamente, de seu quarto-escritório, ele oferece sua parcela de trabalho para melhorar o ir e vir cotidiano em Belo Horizonte, Araguaína, Rio, Brasília, Juiz de Fora e milhares de localidades no Brasil.

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

* Referência ao mantra da canção “Coração Tranquilo”, de Walter Franco.

Notícias
SP acorda com mais de 400 tags para o compartilhamento das ciclovias
Carro + metrô + ônibus + bike + calçada + app
Ciclovia Rio Pinheiros, em SP, ganha ciclopassarela
Ricky Ribeiro, nosso chefe, volta ao batente
Lisboa anuncia rede de 1.200 bicicletas compartilhadas
Ponte para pedestre e ciclistas reduz poluição em São Paulo
Governo do Paraná lança programa de incentivo ao uso da bicicleta
Campanhas
Sinalize
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Vídeos
Bicicleta
The Ride
Mobilidade na Mídia
Políticas Públicas
Paulistano deve deixar o carro na garagem se quiser reduzir poluição
Pedestre
Expedições urbanas levam 'olhar pedestre' ao Centro de Jundiaí (SP)
EVENTOS
Título do Evento: 61º UITP Congresso Mundial de Mobilidade e dos Transportes e Exposição
Data: 07/06/2015 à 10/06/2015
Local: Milão - Todas as cidades brasileiras
Resumo: Na edição de 2013, a exposição percorreu mais de 30 mil m², com mais de 315 expositores de 37 países
Título do Evento: A Concepção Modernista de Brasília e a Perspectiva da Mobilidade
Data: 10/06/2015 à 12/06/2015
Local: BrasíliaAuditório do MPDFT, Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, - Brasília-DF
Resumo: Para contribuir com o debate sobre a elaboração, a implementação e a fiscalização da política de mobilidade urbana no DF, a PROURB promoverá, de 10 a 12 de junho, o simpósio A Concepção Modernista de Brasília e a Perspectiva da Mobilidade Urbana.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS